31-03-2015 – 16:46:04
Aparentemente todos acomodados nas posições em que se encontram, com os preços para o café bom ao redor de R$500,00 a saca. Ocorre que temos algo no ar que pode efetivamente interferir no preço do Café.
No Vietnã aparentemente com os produtores mais capitalizados não há a menor pressa em vender Café e os Exportadores, devido a dificuldade em comprá-lo para embarcar estão prorrogando os embarques fazendo com que os estoques abaixem, nas mãos da Indústria.
Normalmente o preço praticado é de U$50,00 abaixo da Cotação de Londres e agora como o Mercado caiu só há vendedor ao preço cheio da Bolsa. O interessante é que os embarques de café conillon (robusta) brasileiro tem aumentado consideravelmente o que para nós é interessante!
Janeiro/Fevereiro de 2015 125% a mais do que os dois primeiros meses de 2014 e isto comprova o que acabamos de dizer.
O produtor brasileiro aguarda a safra na expectativa de que os preços permaneçam ou até melhorem uma vez que há insegurança com relação ao fluxo da Mercadoria. Temos também a questão da renda do produto ao ser passado na máquina apesar de boa parte dos players não estarem pensando nisto!
Por outro lado como a Economia Brasileira passa por um momento depreciativo e estamos vulneráveis se não for tomada a atitude correta, o comprador de Café posterga as compras com o intuito de pagar menos dólares pela saca de café. Vamos ficar atentos e fazer um planejamento adequado.
Na Bolsa de NYork como não há praticamente entrega de Mercadoria os preços são voláteis e vivem em função de fórmulas algorítimas e de grandes Fundos de Aplicação que muitas vezes só olham as moedas e financeiro. Mercado lá entre U$1,30 e U$1,40 até definição de um novo patamar.
Abraço
Fonte: FUTUROS AGRICOLAS