Num verdadeiro show de oscilações, registrando perdas acentuadas na maior parte do pregão, situando perigosamente próximo do suporte de 120 cts/lb na posição dez/09, a bolsa de New York abriu a semana literalmente sem alterações das cotações,mantendo a calmaria.
Ignorando as retrações de outras commodities (com destaque para o petróleo) e das principais bolsas de valores mundiais, tivemos a recuperação da forte queda no final dos trabalhos, devido à cobertura de posições vendidas e aquisições da indústria nos níveis mais baixos.
INTERNAMENTE, apesar da reversão nos futuros e nova alta na cotação do dólar, que fechou a segunda-feira cotado a R$ 1,890 (+0,42%), a estabilidade foi mantida. Novamente foi bastante reduzido o volume de negócios realizados, em função da estagnação dos preços e principalmente devido à constante retração da ponta vendedora. Além disso, a dificuldade de aplicação dos cafés mais fracos, mais ofertados nestes tempos de baixos preços,deixa o mercado cada vez mais frágil e com grande sensação de vazio. Já começamos a enfrentar graves problemas com as entregas futuras(CPR), uma vez que as empresas tomadores não estão aceitando acertos financeiros, devido aos compromissos com a exportação.
Este é só mais um fator a penalizar os já sofridos produtores, que podem tomar proporções alarmantes.
PARA AMANHÃ – 01/09, mesmo com a reversão na sessão anterior, não podemos afirmar ser esta a nova tendência, haja vista que o mercado segue dominado apenas pelos fatores técnicos, deixando de lado totalmente qualquer influencia do lado fundamental fortalecido.
Varginha – MG, 31 de Agosto de 2009.
SANCAFÉ LTDA. – AIRTON NEVES DE DEUS & IRMÃOS.
www.sancafe.com.br