03/09/09 – O saldo positivo do fluxo cambial brasileiro de agosto mostra que a tendência de fortalecimento do real vai continuar nos próximos meses e o Brasil terá de se acostumar com o câmbio valorizado. Essa é a opinião dos economistas Felipe Salto e Alessandra Ribeiro, da consultoria Tendências.
“O câmbio reflete o movimento de uma economia que ascendeu a uma posição mais positiva. Resta ao país aprender a lidar com uma moeda que se tornou mais forte, e requisitar mudanças que elevem a competitividade dos produtos brasileiros.”
Até o dia 28, o saldo do fluxo cambial de agosto foi de US$ 2,826 bilhões, segundo dados divulgados ontem pelo Banco Central. Para a Tendências, a entrada de capital estrangeiro no Brasil deve crescer nos próximos meses. Os motivos são que a economia do país já está em recuperação e traz perspectivas positivas para médio e longo prazo.
A opinião dos economistas é que o BC deve continuar com a atual política de intervenção para evitar a volatilidade do câmbio, mas não é necessário criar novas medidas para controlar o câmbio.