A partir desta primeira quinzena de maio, uma grande campanha promocional, suportada por ações nos pontos-de-venda, promete movimentar o mercado de cafés e filtros – é a “Promoção Vidão Melitta”, que pretende aumentar a presença de cafés e filtros Melitta nos lares brasileiros, bem como consolidar a marca como uma verdadeira “especialista em café”. Esta é a primeira vez que a empresa reúne, em uma única ação, seus dois principais produtos – uma força conjunta para conquistar uma boa fatia no mercado brasileiro de cafés.
Para fidelizar seus consumidores atuais, trazer novos e garantir o sucesso da campanha, a promoção oferecerá um “vidão” para o ganhador e sua família, com direito a uma casa, um Honda Fit zero quilômetro e mais R$ 4 mil por mês, durante três anos. Para participar, basta que o código promocional – que poderá ser encontrado no interior das embalagens de cafés ou filtros Melitta participantes da promoção, -seja enviado por meio de mensagem de texto para o número 49221. Além dos prêmios para o grande vencedor, que será conhecido no dia 4 de agosto durante sorteio da Loteria Federal, outras 33 cafeteiras elétricas também serão sorteadas.
Reconhecida por sua tradição em produzir itens essenciais para extrair os melhores aroma e sabor do café, a Melitta decidiu inovar no formato da ação e se beneficiará da tecnologia (SMS) para trabalhar seus principais produtos, além de conseguir visibilidade no ponto-de-venda. “Uma comunicação clara e o impacto da ação serão os pontos chave para o sucesso da promoção. Por isso, a divulgação abrangerá comunicação de massa com suporte no ponto-de-venda, por meio de ações de merchandising. Essa conjunção de esforços terá papel fundamental para atingirmos nosso objetivo”, conta Gustavo Brunetto, gerente de produtos de cafés da Melitta.
A empresa acredita no sucesso da promoção, já que os números do setor nos últimos anos são extremamente positivos. De acordo com pesquisa da AC Nielsen, o mercado de cafés apresentou expansão de 15% no Brasil, nos últimos três anos. A Melitta também acompanhou essa evolução, ampliando sua participação de mercado nesse período, consolidando-se como a segunda marca de cafés no Brasil e mantendo a liderança no segmento de filtros de papel.
Empresa que oferece um portfólio completo para o melhor café e preza pelo conceito de Coffee Enjoyment – segundo o qual a bebida mais popular do país acompanha os melhores momentos da vida -, a Melitta quer presentear seus consumidores após os bons resultados alcançados em 2006. “A filial brasileira faturou R$ 426 milhões, alcançou um crescimento de 15% e consolidou o país como o 20 mercado de cafés no mundo”, conta Bernardo Wolfson, presidente da companhia no País. “Também exportamos nossos produtos de qualidade para a Argentina, o Chile, o Uruguai, o Paraguai e Bolívia, e queremos dividir esse sucesso com quem elegeu a Melitta marca líder no segmento”, completa.
Parcerias
O conceito e a mecânica da Promoção “Vidão Mellita” foram criados pela agência especializada em ativação de marketing Future Group. “Trata-se de um formato diferenciado que usa o celular para facilitar a participação do consumidor, onde quer que ele esteja e na hora que quiser, com segurança e comodidade”, explica André Frota, vice-presidente da agência. “Esta mecânica agrega modernidade e inovação à Mellita neste acirrado mercado.”
A campanha publicitária que divulga a promoção é assinada pela Fischer América, agência que atende a conta da Melitta. Um filme de 30″ foi produzido para veiculação em TV. No comercial, o ator Egberto Olivetti Herrera Jr., garoto-propaganda da marca, aparece à frente de cenários que se movimentam, acompanhando a locução: “Se você não nasceu em berço de ouro, nem deu o golpe do baú, aqui tem outra chance de ter um vidão”.