A Comissão Julgadora do 6º Concurso Estadual de Qualidade do café realizou semana passada, na Associação Comercial de Santos (ACS), a seleção dos dez melhores lotes. Os finalistas serão leiloados hoje, em pregão na ACS, das 9h às 12h, e que é aberto às indústrias de café. Os preços definirão o ranking final do concurso.
São cinco lotes na categoria cafés Naturais e cinco na categoria café Cereja Descascado. “Todos os lotes estão muito bons e o que mais chama a atenção é a consistência da qualidade de algumas regiões, a exemplo de São Sebastião da Grama e Divinolândia, que aparecem como finalistas duas vezes em cada categoria”, disse Eduardo Carvalhaes, coordenador do concurso, promovido pela Secretaria da Agricultura do Estado, ACS e Sindicafé-São Paulo.
Os 10 finalistas foram selecionados entre os 102 lotes vencedores dos concursos regionais realizados por 14 cooperativas e associações de produtores de São Paulo. No total, foram 751 amostras inscritas.
A seguir, os vencedores:
café Natural –Lindolfo Carvalho Dias, de São Sebastião da Grama (Cooxupé); Luiz Candido Ribeiro, de Tapiratiba (Cooxupé); Milton José Dognani, de Fartura (Proced); Paulo César Auriglietti, de Divinolândia (Associação dos Produtores Rurais); e Luis Giovani Basso, de Ribeirão Corrente, (Associação de Prod. cafés Esp. Alta Mogiana)
café Cereja Descascado – Gertrudes dos Santos, de Divinolândia (Associação dos Produtores Rurais); Ivan Aparecido dos Santos, de Divinolândia (Associação dos Produtores Rurais); João Hamilton dos Santos, de Caconde (Associação Agrop. Barra Grande de Caconde); Maysa Dias Macedo Costa, São Sebastião da Grama (Cooxupé); e Pedro Bergamo Neto, de Taquarituba (Proced). Os resultados saem em 8 de novembro.