Melhores Cafés do Brasil: edição especial será lançada em Brasília

A Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC lançará na quinta-feira (27), em Brasília, a 13ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil.

 
  O evento será realizado a partir das 9h no Royal Tulip Brasília Alvorada, durante café da manhã que reunirá empresários, varejistas, representantes do governo e demais agentes do agronegócio. Na ocasião, a entidade também homenageará os ministros Blairo Maggi, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Marcos Pereira, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, com a Medalha Mérito Industrial do Café, em reconhecimento à modernização que vêm realizando em suas pastas, possibilitando o melhor desempenho do agronegócio tanto no mercado interno quanto externo.
 
Essa seleção exclusiva dos melhores cafés do Brasil, que chega ao mercado em embalagens diferenciadas e numeradas, é elaborada com os grãos dos lotes finalistas do 13º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café – Safra 2016 e foram adquiridos por torrefadoras e cafeterias durante disputado leilão realizado em janeiro.
 
A estratégia de promover o Concurso Nacional, do qual participam apenas lotes finalistas dos certames estaduais, seguido da Edição Especial, é mais uma ação da ABIC para o fortalecimento do mercado consumidor a partir da oferta de cafés puros e de alta qualidade. É uma ação que se soma ao pioneiro Selo de Pureza (que atualmente certifica 1.019 marcas), e ao PQC – Programa de Qualidade do Café (que já conta com 700 marcas).
 
Todos esses projetos integram o Programa de Autorregulamentação da ABIC, um dos únicos exemplos de monitoramento e controle dos produtos no mercado. O resultado tem sido o crescimento consistente do consumo interno, que aumentou 150% nos últimos 15 anos, com o café presente em 98,5% dos lares brasileiros. Em 2016 foram industrializados 21,2 milhões de sacas, com um consumo de 84 litros de café por habitante/ano.
 
Os campeões
 
A 13ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil é integrada por 12 marcas: Barisly Café (SP), Bomblend Cafés (SC), Café do Guri (Algaborro, Chile), Café do Moço (PR), Café Rancheiro (GO), Duetto Café (PR), Grão Café (SP), Grupo 2 Irmãos (PR), Il Barista Cafés Especiais (SP), Jardins Café (PR), Mazzi Café/Café Baronesa (PR), San Babila Café (SP) e Villa Café (MG). Esses cafés estarão à disposição dos consumidores em supermercados e lojas gourmet e também em portais de e-commerce e nos próprios sites das empresas participantes.
 
O Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café, disputados por lotes produzidos no Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Bahia, teve como produtor campeão o cafeicultor José Alexandre Abreu de Lacerda. O seu microlote produzido no Sítio Pedra Menina, no município capixaba Dores do Rio Preto, obteve a nota final de 8,60 pontos (em uma escala de 0 a 10), resultado da soma da pontuação obtida nos júris Técnico e Popular e no quesito Sustentabilidade.
 
Já no leilão dos lotes finalistas, o Grupo Café do Moço, do Paraná, foi campeão nas três categorias: Diamante (maior investimento em qualidade), Ouro (maior valor pago por saca e compra mínima de 4 sacas) e Especial (maior lance por saca na categoria Microlote).
 
Tanto o produtor José Alexandre Abreu de Lacerda e Leo Moço e Estela Cotes, do Grupo Leo Moço, estarão presentes no evento.
 
 
SERVIÇO
Lançamento da 13º Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil
ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café
Data: 27 de abril de 2017 (quinta-feira)
Local: Royal Tulip Brasília Alvorada – Centro de Convenções
Endereço: SHTN Trecho 1 Conj. 1B, Bloco C – Asa Norte, Brasília – DF
Horário: 9h00

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.