Medidas sustentáveis fazem com que cápsulas de café deixem de ser prejudiciais ao meio ambiente

Marcas passam a reciclar suas cápsulas para continuar utilizando alumínio, melhor material para manter o aroma e as propriedades do café.

6 de julho de 2021 | Sem comentários Mercado
Por: Por Carolinne Souza Revista Cafeicultura

Lixo gerado


Um levantamento feito pela consultoria norte-americana Nielsen Retail mostra que as vendas de cápsulas de café registraram no mundo uma alta de 22% em 2020, em relação ao ano anterior. Com isso veio à preocupação do lixo gerado pelas cápsulas, empresas passaram a buscar medidas de reciclagem.  Porém apesar do alumínio ser prejudicial, é o material mais adequado para proteger o café da umidade, luz e ar, mantendo assim sua qualidade.
 Além disso, caso ocorra à reciclagem, a separação da borra não necessita de água, enquanto o material reciclado pode se tornar outros objetos. Essa foi à solução encontrada pela empresa Nespresso, o resíduo se torna adubo orgânico enquanto o alumínio passa pelo processo de reciclagem. 

Lado ambiental e social 

Alguns dos objetos criados através da reciclagem feito pela empresa inclui a caneta Caran D` Ache, produzida a partir  de cápsulas de Dharkan, Arpeggio e India. 
Porém o que mais chamou atenção foi a bicicleta Velosophy, que possui não apenas o lado ambiental como social. Para cada bicicleta Velosophy vendida, outra bicicleta é doada a uma estudante na África através do World Bicycle Relief. De acordo com dados da empresa isso aumenta em 28% a frequência escolar, e as chances dessas crianças se formarem em 59%. 
 


Meninas com suas bicicletas Velosophy, em um colégio em Gana. 


Borra transformada em adubo orgânico 


Com o destino final para o adubo orgânico gerado não é diferente, o Nespresso Hortas atende entidades na zona sul de São Paulo. A previsão é que até o fim de 2021, 3500 famílias receberão doações de cestas de alimentos orgânicos, cultivados com o adubo e apoio da empresa. 
 
Cápsula sendo usada como adubo. 

Poucas cápsulas são envidas para reciclagem

Apenas 20% da comercialização chegam ao centro de reciclagem. Por isso cada vez mais a Nespresso tenta incentivar seus consumidores a reciclarem. Umas das iniciativas além dos projetos socioambientais são os mais de 200 pontos de coleta, onde o consumidor deixa suas cápsulas que serão destinadas a reciclagem. Caso não possua ponto de coleta na sua proximidade as cápsula devem ser enviadas via Correios. Uma Autorização de Postagem deve ser emitida no site, https://www.Nespresso.com/br/pt/fale-conosco 
Após informar seus dados na categoria “Reciclagem: envio de cápsulas usadas”, as cápsulas podem ser enviadas de forma gratuita, dentro do prazo determinado pela Nespresso.

Melitta lança cápsulas biodegradáveis e compostáveis

 
Livres de transgênicos, bisfenol A e alumínio, sem dupla embalagem. 
Juntamente com a TerraCycle, responsável por soluções ambientais para resíduos, a empresa Melitta lançou cápsulas feitas com fontes renováveis, além de serem biodegradáveis, elas passam pelo processo de compostagem industrial e se tornam adubo orgânico que é usado como nutrientes para a terra. Em 3 anos, mais de 50 mil cápsulas foram recicladas. Ao contrário das embalagens de alumínio, caso o consumidor não recicle suas cápsulas, após 180 dias ela se decompõe, tornando-se nutriente para a terra. Por isso a Melitta dá duas opções para o consumidor, enviar gratuitamente suas cápsulas via Correios ou descartá-las em uma composteira de jardim, transformando-se em nutrientes para o solo.

Cápsulas revertidas em doações 

Se o consumidor enviar 50 cápsulas ou mais, cada uma passa a valer R$0,02 centavos, que são revertidos em doações para entidades sociais e escolas públicas  . Essa medida foi uma forma encontrada pela Melitta para engajar seus clientes no programa de reciclagem. A marca já possuía produtos que parte do lucro é doada.
Caso o consumidor queira enviar menos de 50 cápsulas elas ainda serão recicladas, porém não serão revertidas em doações. O envio deve ser feito via Correios, para a TerraCycle, a caixa enviada deve ser lisa, sem logo ou propagandas.  Deve se solicitar uma etiqueta no site https://www.terracycle.com/pt-BR/brigades/programa-nacional-de-reciclagem-capsulas-melitta, para que seja enviado sem custo. Ainda pelo site você acompanha quantas cápsulas já foram coletadas, e em quantos reais foram revertidos. 
 
Se você consome alguma marca de cápsulas com programa de reciclagem, não deixe de enviar as suas para que sejam recicladas.  

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.