Deputado Emidinho Madeira pede liberação dos galões de combustível
O deputado Emidinho Madeira, membro da Comissão de Agropecuária e Agroindústria na Assembleia de Minas, solicitou, nesta terça-feira (05/06) ao Comando Geral da PMMG, ao Procurador Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais (Ministério Público), ao Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo no Estado de Minas Gerais – MinasPetro e ao Escritório Regional de Belo Horizonte da Agência Nacional do Petróleo para que suspenda, de imediato, o Memorando nº 30.043-18, o qual restringe a compra de combustíveis em galões e utensílios similares, ainda que certificados pelo IMETRO.
No dia 02 de junho de 2018 a PMMG publicou uma nota, em seu site, onde a restrição citada permanece para segurança da população e maior organização nos postos, mas de acordo com o deputado Emidinho Madeira, a proibição para o transporte de combustível já está prejudicando muito a colheita do café no Sul de Minas. “Nós estamos em pleno período da safra e mais de 80% da colheita é feita pelas derriçadeiras de mão, movida a gasolina. Com essa restrição para levar o combustível até as lavouras o trabalho está paralisado em muitas localidades.
A gente espera que as autoridades tomem uma providência urgente neste sentido”, disse o deputado. “O pedido que aqui fazemos é de extrema urgência e necessidade, as lideranças das regiões de Guaxupé, São Sebastião do Paraíso, Alfenas e Passos já estão se mobilizando para colocar as autoridades envolvidas a par da situação para que revoguem a suspensão da venda de combustível em galões e similares pelo menos aos produtores rurais, pois corre-se o risco de inviabilizar a colheita de café do ano de 2018”, concluiu.