19/11/2012
Femagri, feira de máquinas da Cooxupé, “crescerá” em sua edição de 2013 para conseguir atender demanda constante de máquinas, implementos e suplementos, principalmente na agricultura familiar. Em 2012 evento gerou mais de R$ 70 milhões
A mecanização da agricultura familiar e das grandes propriedades está impulsionando o crescimento de uma das maiores feiras do setor cafeeiro. A FEMAGRI 2013 (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas) realizada pela COOXUPÉ, cooperativa de produtores de café, terá um aumento em sua estrutura de mais de 40% com relação a 2012 – quando teve recorde em número de público (mais de 23 mil pessoas) e volume de negócios gerados (aproximadamente R$ 70 milhões). O evento acontecerá de 13 a 15 de março.
Realizada em Guaxupé (MG), sede da cooperativa mineira, a feira acontece em um dos maiores centros produtores de café do país. Com o tema “Manejo mecanizado, gerando resultados”, deverá levar aos produtores mais de 100 stands, fazenda experimental, palestras, balcão de negócios e as novidades dos produtos voltados para a lavoura.
De acordo com o gerente de Desenvolvimento Técnico da COOXUPÉ, José Geraldo Junqueira Filho, a feira tornou-se anual e, desde o ano passado, está preocupada em aliar comodidades para toda a família com facilidade para geração de negócios. “Nosso objetivo é mostrar para o pequeno produtor, através de demonstrações e espaços exclusivos, que soluções como mecanização são possíveis para ele também”, avalia. Atualmente a cooperativa conta com 12 mil cooperados, 84% deles pequenos produtores que desenvolvem a agricultura familiar.
Com 80% dos espaços já comercializados, o gerente de Planejamento Elmo Donizetti de Cistolo, espera que a 12ª edição da FEMAGRI continue surpreendendo em números. “Apesar de 2013 ser um ano de safra baixa do café, acreditamos que o produtor continue investindo na lavoura. O mercado de café teve uma grande recuperação nos anos anteriores e todos estão se preparando para melhorar a produtividade do grão”, avalia.