Em comemoração aos cem anos da imigração japonesa para o Brasil, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) está lançando a versão do site Vitrine do Exportador (www.vitrinedoexportador.gov.br) em japonês. O anúncio oficial foi feito durante a 126ª edição do Encontro de Comércio Exterior (Encomex), realizada na quarta-feira (11/6), em Campinas.
O portal Vitrine do Exportador é o mais completo catálogo de fornecedores brasileiros e já contava com versões em português, inglês, espanhol e francês No site, importadores do mundo inteiro podem acessar informações sobre mais de 25 mil as empresas exportadoras brasileiras. A ferramenta oferece, ainda, serviços de construção de Vitrine Virtual, recurso que permite que o importador estrangeiro conheça produtos e contate empresas brasileiras.
Intercâmbio comercial Brasil-Japão
De janeiro a maio, as empresas brasileiras exportaram para o Japão US$ 2 bilhões, valor 17,9% maior que o registrado no mesmo período de 2007. A pauta exportadora brasileira para o Japão é formada por produtos básicos (57,2%) e industrializados (41,9%).
Na mesma comparação, as importações brasileiras de produtos japoneses cresceram 49%, saltando de US$ 1,7 bilhão de janeiro a maio de 2007 para US$ 2,5 bilhões no mesmo período de 2008. Os produtos japoneses exportados para o Brasil são 99,4% industrializados.