Por um acordo com a Green Mountain Coffee Roasters e Newman’s Own, o McDonald’s em breve vai servir café que vem de grãos orgânicos e é certificado pelo Fair Trade porque cumpre altos padrões no tratamento de trabalhadores de plantações de café.
Clientes do McDonald’s de New England estão prestes a receber algo um pouco diferente quando pedirem café. Por um acordo com a Green Mountain Coffee Roasters e Newman’s Own, o McDonald’s em breve vai servir café que vem de grãos orgânicos e é certificado pelo Fair Trade porque cumpre altos padrões no tratamento de trabalhadores de plantações de café.
O movimento, embora ainda seja um teste em uma região limitada, reflete uma tendência bem mais ampla: o interesse crescente entre grandes companhias alimentícias de oferecer alimentos orgânicos junto com os produtos padrões.
A General Mills comercializa as marcas Cascadian Farms e Muir Glen; a Krafts possui a Back to Nature e Boca Foods, que produzem hambúrgueres de soja. Nos últimos anos, a Dean Foods, a gigante produtora de laticínios, adquiriu a Horizon Organic e White Wave, fabricante do leite de soja orgânico Silk. O Groupe Danone, companhia de laticínios francesa, possui a Stonyfield Farm.
O Wal-Mart também quer fazer parte disso. “Nós estamos particularmente interessados nas comidas orgânicas, a categoria de crescimento mais rápida entre todos os alimentos”, disse Lee Scott, chefe-executivo do Wal-Mart. “É um bom exemplo de como o Wal-Mart pode atrair uma parcela ainda maior de clientes”.
Mas conforme comidas orgânicas entram no mercado, evoluindo de um subcultura idealista arraigada em imagens de granola e Birkenstocks, um debate amargo se sucedeu sobre o que exatamente a palavra “orgânica” deveria significar. E agora o Congresso está entrando na controvérsia.
Com as vendas de quase US$ 12 bilhões, alimentos orgânicos permanecem um nicho do mercado dentro da indústria alimentícia de US$ 500 bilhões. Mas o crescente apelo do setor com os consumidores abasteceu uma taxa de crescimento anual de 20% nos últimos anos, tornando isso altamente atraente para gigantes de comida que buscam ganhos em um negócio lento.
Na General Mills, as marcas Cascadian Farms e Muir Glen aumentaram as vendas em 21% no ano passado, de acordo com a firma de pesquisa Information Resources Inc., enquanto o negócio total da companhia aumentou 1,6%.
Grupos de consumidores e alguns pioneiros orgânicos dizem que estão preocupados que o movimento, uma resposta às práticas de produção de comida corporativa e que promove uma abordagem natural livre de químicos, vai se diluir a não ser que os padrões das firmas sejam mantidos.