Greensboro, Carolina do Norte (EUA), 9 de Agosto de 2007 – A McDonald?s, maior rede de restaurantes do mundo, informou que as vendas cresceram 6,5% em julho depois que novos sabores de café e o salgado de frango estimularam a demanda, enquanto as vendas de sobremesas ajudaram na Europa. As vendas nos restaurantes norte-americanos abertos há pelo menos 13 meses cresceram 4,3%, enquanto as vendas na mesma loja da Europa expandiram-se 7,7%, informou ontem a empresa, com sede em Oak Brook, Illinois, em comunicado.
A rede, que vendeu seu primeiro Big Mac há 40 anos, adicionou o salgado de frango Chipotle BBQ e cafés gelados ao menu norte-americano no mês passado para estimular as visitas dos consumidores entre uma refeição e outra. Os restaurantes na Europa, maior mercado da empresa em termos de receita, aumentaram as vendas com novos itens como sanduíches de camarão na Alemanha e sobremesas McFlurry na França.
Ter movimento o dia inteiro é uma forma de elevar vendas na mesma loja, disse, na terça-feira, Dennis Lombardi, vice-presidente executivo de estratégia de serviço alimentício da WD Partners, companhia que faz projetos de restaurantes, supermercados e outras lojas de varejo.
A McDonald?s informou também que as vendas na mesma loja registraram crescimento de 9,9% na Ásia, no Oriente Médio e na África, sustentadas pelos sanduíches de peixe na China e pelos McFlurries e saladas de camarão no Japão. A empresa prevê agora uma nova linha de alimentos e bebidas, que deverão estimular as vendas nos próximos quatro anos.
A rede reverteu o declínio das vendas globais em maio de 2003 com novos produtos, começando com os pratos de saladas para agradar as mães preocupadas com a saúde e que não querem hambúrgueres engordurados e batatas fritas.
As vendas de julho foram sustentadas pelos menus mais baratos oferecidos nos EUA e na França, disse ontem a porta-voz da McDonald?s, Heidi Barker. As vendas de refeições matinais também contribuíram nos EUA, onde a McDonald?s apresentou enroladinhos de canela depois de ter adicionado uma mistura de café mais forte no ano passado para concorrer com a Starbucks.
A McDonald?s também ampliou as vendas de chá gelado doce e de café gelado.
(Gazeta Mercantil/Caderno C – Pág. 8)(Bloomberg News)