A filial brasileira da rede de fast food McDonald’s, operada pela licenciada latinoamericana Arcos Dourados, aumentou suas vendas em 22% no ano passado em relação a 2007, chegando a R$ 3,3 bilhões. A empresa abriu no período 78 unidades, entre restaurantes, quiosques e McCafés, fechando o ano com mais de 1.200 pontos de venda.
Foram inaugurados 20 restaurantes, entre eles o primeiro restaurante ecológico da rede na América Latina, e reformados outros 54. Para 2009, a expectativa é abrir pelo menos 26 restaurantes, 30% mais que no ano passado e mais que o dobro dos 11 de 2007. Além de continuar focando seu crescimento nas regiões Sul e Sudeste, a rede ampliará sua presença em outras regiões, abrindo, por exemplo, o primeiro restaurante em Rondônia.
Além da expansão orgânica, um ponto importante no aumento das vendas foi o horário estendido. Com o menu de café da manhã, as lojas passaram a abrir mais cedo. Como muitas funcionavam até o início da madrugada, várias unidades ampliaram o funcionamento até as 5h ou tornaram-se 24 horas. Esse movimento trouxe uma alta de 4% nas vendas. Em toda a América Latina, as vendas do McDonald’s chegaram a US$ 3,5 bilhões, 26% mais que em 2007, com alta de 21% em mesmas lojas.