Mato Grosso do Sul: produção agrícola sustentável é tema de encontro em Sidrolândia

27/11/2006 21:11:16 –

28 de novembro de 2006 | Sem comentários Produção Sustentabilidade
Por: Página Rural

Sidrolândia/MS – Nesta terça-feira (28), acontece em Sidrolândia, o I Encontro de Produtores do Programa Pais – Produção Agroecológica Integrada Sustentável. O evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do município, em parceria com o Sebrae em Mato Grosso do Sul e a Fundação Banco do Brasil.


Segundo o gestor do Programa do Sebrae, Aroldo de Almeida Silva, o objetivo do encontro é reunir os 30 produtores do município que foram beneficiados com a implantação das Unidades Familiares de Produção Agrícola Sustentável (UFPAS), para verificar o trabalho que vem sendo desenvolvido e o que pode ser melhorado quanto à produtividade. “O Sistema Pais cria condições para melhorar a base alimentar das famílias, colabora para a preservação do meio ambiente, gera emprego e renda e ainda favorece a manutenção de cidadãos em suas localidades”, ressalta.


A programação tem início às 9h, com a apresentação do Programa Pais, realizada pelo técnico da prefeitura, responsável pelo programa no município, Jovelino Alves Caetano. Para as 10 h, está agendada uma visita a campo nas propriedades dos produtores Osmar Fávero (Lote 03) e Narciso Rabero (Lote 24), do assentamento P.A. Vista Alegre. Às 11h, a instrutora do Sebrae, Eusdete de Deus, realizará uma palestra sobre Motivação. Após a palestra, às 12h, os produtores participam de um almoço na sede do assentamento. Sistema Pais O sistema é composto por uma horta e um sistema agroflorestal (produção de espécies agrícolas, como hortaliças em geral, frutas e espécies perenes, como café, banana, de forma integrada e sustentável, respeitando o meio ambiente) e a criação de aves caipiras também de forma integrada.


A irrigação é feita de maneira simples e barata, pelo método de gotejamento e possui, ainda, um sistema de compostagem (transformação de matéria orgânica em adubo). No Estado, 90 famílias de assentados foram beneficiadas com as UFPAS, sendo 30 de Miranda, 30 de Nioaque e 30 de Sidrolândia. Esses municípios foram escolhidos seguindo critérios como: número de assentamentos e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).


Serviço: Sebrae em Mato Grosso do Sul – (67) 2106-5511 Sheila Rossetto

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.