Marex prevê produção recorde de café arábica na safra 2016/17

A Marex Spectron projetou nesta segunda-feira, 14, que a safra 2016/17 de café arábica no Brasil deverá ser recorde, com 42,5 milhões de sacas.

Londres, 14/3 – A Marex Spectron projetou nesta segunda-feira, 14, que a safra 2016/17 de café arábica no Brasil deverá ser recorde, com 42,5 milhões de sacas. Considerando-se também a variedade robusta, o País deve produzir um total de 56,5 milhões de sacas no ciclo, cujo início é em julho. De acordo com a consultoria, as plantações foram beneficiadas por chuvas, e as árvores parecem ter se recuperado de dois anos consecutivos de seca.


Ainda de acordo com a Marex, os embarques de arábica pelo Brasil no primeiro trimestre deste ano devem ter “surpreendido”. Para a consultoria, as exportações do grão devem ter somado 2,7 milhões de sacas em janeiro, 2,8 milhões em fevereiro e número semelhante em março. O Brasil é o maior produtor de café do mundo e o maior exportador da variedade de arábica.


Em contrapartida, as vendas externas de robusta devem ter diminuído. A Marex explica que condições adversas em áreas produtoras do País deixaram o produto muito caro, com prêmio de até US$ 250 por tonelada sobre os contratos na Bolsa de Londres (ICE Futures Europe). Como resultado, muitos importadores europeus desistiram de realizar compras.


Colômbia


A Marex Spectron informou também que o retorno de chuvas a regiões produtoras melhorou as perspectivas para a safra de café na Colômbia. “É tarde para evitar perdas para a atual temporada 2015/16, mas ajuda na florada de 2016/17. De acordo com a consultoria, a Colômbia deve produzir 12,9 milhões de sacas de arábica em 2015/16 e 13 milhões em 2016/17. Fonte: Dow Jones Newswires.


Fonte: Q10/Estadão Conteúdo

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.