LONDRES (Reuters) – A Marex Spectron estimou nesta quarta-feira um déficit global de caféde 3 milhões de sacas de 60 kg para a safra 2017/18 devido à queda na produção do Brasil, o principal produtor global. A corretora estimou também que houve déficits globais nas três temporadas anteriores. “Já nesta fase muito precoce, é provável que […]
LONDRES (Reuters) – A Marex Spectron estimou nesta quarta-feira um déficit global de caféde 3 milhões de sacas de 60 kg para a safra 2017/18 devido à queda na produção do Brasil, o principal produtor global.
A corretora estimou também que houve déficits globais nas três temporadas anteriores.
“Já nesta fase muito precoce, é provável que haverá um quarto déficit, e possivelmente um grande quarto déficit. E em 2017/18 não haverá estoques do governo ou de produtores privados para preencher esse espaço”, disse a Marex.
A Marex estimou que a produção cairá para 152,6 milhões de sacas, ante 153,5 milhões em 2016/17, enquanto a demanda foi projetada em 155,6 milhões de sacas, ante 153,7 milhões.
A produção brasileira foi projetada em queda para 50,5 milhões de sacas, ante 55,5 milhões, mas uma safra maior foi antecipada para o Vietnã, o segundo maior produtor, com 28 milhões de sacas, ante 24,5 milhões.
“Recentes pesquisas de mercado têm visto uma redução considerável nas áreas de arábica (no Brasil) e o clima no Espírito Santo mais uma vez devastou a produção de conilon”, disse a Marex.