Máquina de café expresso: Eletrodomésticos considerados supérfluos viram modismo e sensação

4 de janeiro de 2007 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: 04/01/2007 03:01:18 - Zero Hora - RS









Os novos xodós nas residências
MAURO GRAEFF JÚNIOR
















Eles não são equipamentos imprescindíveis dentro de casa. Pelo contrário, são até considerados supérfluos, mas tornaram-se sensação entre os consumidores de eletrodomésticos.

Por oferecer comodidade e um toque de requinte, produtos como máquina de pão, de café expresso e adegas elétricas de vinhos viraram os novos xodós para um nicho de consumidores. As principais redes com lojas no Estado e especialistas em comércio constataram aumento na procura por essas novidades. Enquanto a venda de produtos tradicionais como geladeira e televisor se mantém estável, as “engenhocas” da vida moderna cada vez mais despertam interesse.

Na Colombo, a maior rede de loja de eletrodomésticos do Rio Grande do Sul, as vendas de produtos não-tradicionais dispararam. As máquinas de fazer pão, por exemplo, tiveram incremento de 400% nas vendas em 2006 na comparação com 2005. Na Manlec, os negócios do produto triplicaram.

– Há dois anos havia somente uma máquina importada que custava cerca de R$ 500. Agora temos duas marcas nacionais e é possível comprar por bem menos – conta Arnildo Heimerdinger, diretor de vendas da Colombo.

Nas adegas elétricas de vinho, o equipamento climatizador é uma coqueluche entre apreciadores da bebida.

– Elas (as adegas) estão com um crescimento nas vendas muito grande. É um produto em franca expansão, que deixou de ser exclusividade da elite – diz Antônio Garavello, diretor regional da Ponto Frio.

Para Luiz Alberto Marinho, especialista em marketing do varejo, a eleição de novos xodós é uma tendência de consumo natural:

– As pessoas estarão sempre buscando produtos novos. Não é pela máquina. É por novas experiências. É para chamar os amigos para tomar um vinho, por exemplo.

Máquina de fazer pão virou motivo de disputa familiar

Incentivada por uma amiga, há quatro meses a dona de casa Vera Lúcia Ramos dos Santos, de Porto Alegre, resolveu comprar uma máquina de fazer pão. Até então, não considerava o equipamento necessário. Mas, como já tinha tudo para dentro de casa, optou por testar a novidade. Está encantada:

– É uma maravilha. Estou gostando muito. A gente coloca tudo ali e depois o pão sai quentinho.

Gostou tanto da aquisição que carregou o equipamento para praia. Na casa, em Xangri-Lá, tem sempre pão novinho. E o que era supérfluo virou motivo de disputa familiar. Uma das filhas quer levar a máquina de volta para Porto Alegre.

– Minha filha não quer ficar sem o pão de centeio dela. Fazer o que, né? – comenta Vera.

(
mauro.graeff@zerohora.com.br )





































Por que viraram sensação
Adegas elétricas
> Até dois anos atrás as adegas climatizadoras de vinho eram compradas exclusivamente pela classe A. Com a queda do dólar e entrada de novas marcas, os preços baixaram. Hoje, a classe média já incluiu o produto em sua lista de presentes.
> O produto também virou moda entre os apreciadores da bebida. Geralmente é procurado por homens que gostam de reunir os amigos para tomar vinho.
> Tem a vantagem de ser pequena, semelhante a um frigobar, e por isso ocupa pouco espaço na casa. A regulagem de temperatura permite a conservação do vinho conforme o gosto do proprietário.
> Modelos mais sofisticados, com capacidade para 48 garrafas, podem chegar a R$ 13 mil. É possível encontrar marcas, para seis garrafas, por até R$ 800.
Máquina de fazer pão
> É um dos produtos para a casa que teve maior procura no último Natal.
> A funcionalidade da máquina chegou a ser vista com desconfiança por donas de casa, mas, aos poucos, o equipamento foi conquistando consumidores, principalmente pela propaganda de boca-a-boca.
> Hoje, além de donas de casa, pessoas que gostam de culinária também têm ido às lojas atrás da máquina que proporciona a facilidade ter pão quentinho sem sair de casa e sem uma enorme mão-de-obra. Basta colocar os ingredientes, programar e esperar o pão ficar pronto. Uma de suas vantagens é o manuseio, com uma programação fácil de ser executada.
> Pode ser obtida a partir de R$ 200. Modelos mais sofisticados custam R$ 600.
Máquina de café expresso
> Depois que as cafeteiras tradicionais se popularizaram, apreciadores do cafezinho foram atrás da máquina de café expresso. Quem geralmente compra gosta de ter em casa o sabor que até então encontrava somente em cafeteiras, um café com aroma mais rico e mais encorpado.
> O produto também teve queda nos preços nos últimos três anos devido ao aumento na procura e a concorrência entre as marcas.
> Para quem ainda não tem a cafeteira comum, há opções no mercado de máquina que faz café expresso, com grãos, e pode ser usada para passar o tradicional café em pó.
> A máquina de café expresso pode ser encontrada a partir de R$ 350.
Fonte: Luiz Alberto Marinho, especialista em marketing do varejo








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Adega elétrica atrai apreciador de vinho

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