Máquina da Cocamar fará colheita de pequenas propriedades

13 de abril de 2011 | Sem comentários Comércio Cooperativas

Pela primeira vez uma colheitadeira de café ficará à disposição de cafeicultores na região da Cocamar, a partir de maio, para fazer esse trabalho em pequenas propriedades. No ano passado, a cooperativa promoveu a vinda de um equipamento de Minas Gerais com o objetivo de divulgar as vantagens da mecanização e fazer uma demonstração aos produtores em dois dias de campo.
 
O coordenador de culturas perenes, engenheiro agrônomo Leandro Cezar Teixeira, disse que a Cocamar está organizando uma agenda para a operação dessa máquina e os cafeicultores interessados devem entrar em contato o quanto antes com os entrepostos aos quais estão vinculados.
 
COMPETITIVO – Segundo ele, a empresa prestadora desse serviço, a Andrade, de Araguari (MG), vai começar a fazer pela primeira vez a colheita em pequenas áreas, “o que se deve a um trabalho que está sendo organizado pela cooperativa”. Além da mão-de-obra estar escassa no campo, seu custo chegar a ser 40% maior que a colheita mecânica, o que reduz a competitividade da lavoura.
 
INVESTIR – A disponibilização de uma colhedora, a partir de agora, está animando os agricultores a ampliar suas lavouras ou adequá-las à mecanização. “Temos vários casos de produtores em Cianorte e Altônia investindo nesse novo modelo”, comentou o coordenador, ressaltando que o café é uma das opções mais lucrativas, no momento, para a diversificação dos negócios na propriedade. Foi pensando nisso que o tradicional produtor de laranja de Rondon, João Piga, decidiu aproveitar as máquinas e equipamentos que mantém a serviço em seus pomares, para usar em uma lavoura mecanizada de café, que pretende implantar. “A estrutura é a mesma para as duas culturas”, comentou Teixeira.
 
Atualmente há 5,5 mil hectares cultivados com café na região da Cocamar, no noroeste do Estado.


  
  

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.