11/04/2012 – Com objetivo de incentivar o uso da adubação verde e o manejo adequado dessa tecnologia alternativa na produção orgânica e agroecológica de Mato Grosso do Sul, a Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário da Superintendência Federal de Agriculltura (SFA/MS), realiza em parceria com a Coordenação de Agroecologia do Ministério da Agricultura (COAGRE/SDC/MAPA), Universidade Estadual (UEMS Agroecologia) de Glória de Dourados e dez representantes de bancos comunitários de sementes de adubos verdes, duas oficinas sobre manejo de adubos verdes e organização e gestão de bancos comunitários de sementes. O facilitador e palestrante será o Engenheiro Agrônomo, Manoel Beauclair do MAPA.
Participam do evento, 60 alunos da universidade (UEMS), técnicos da Agraer/MS e produtores agroecológicos de várias regiões do Estado. As oficinas acontecem nos dias 12 e 13 de abril no anfiteatro da Universidade em Glória de Dourados e conta com o apoio da SFA/MS e APOMS.
Dia de Campo / Adubos Verdes – A superintendência realizou no mês de março dois dias de campo na unidade demonstrativa de adubos verdes de Bandeirantes. O projeto de experimentos foi implantado em novembro de 2010 na área do antigo IBC, as margens da BR 163 próximo a sede do município, com o objetivo de apoiar e fomentar o Programa Bancos Comunitários de Sementes de Adubos Verdes, instituido em praticamente todo território nacional pela Coordenação de Agroecologia do MAPA, com o apoio do PROBIO.
Durante os eventos foram apresentados os dez principais benefícios da adubação verde na recuperação da fertilidade dos solos e controle das populações de nematóides com o uso intensivo da Crotalária espectabilis e o Estilosantes Campo Grande.
Logo após as apresentações os produtores fizeram o giro tecnológico para conhecer os campos experimentais de 10 leguminosas consorciadas com Café, Uva, Maracujá, Mandioca, Cana, Milho, Milheto e Brachiaria, totalizando 5,0 hectares de área em processo de recuperação a dois anos. Constaram também no roteiro de visitas 1,0 hectare de coco anão consorciado com mucuna preta, cinza e crotalária juncea, com o objetivo de recuperar a fertilidade do solo e controlar a população de nematóides parasitas.
Em apenas dois anos de experimentos com as leguminosas em uma área de 0,8 hectares da unidade demonstrativa de Bandeirantes, houve redução de quatro para apenas duas espécies de nematóides, dos quais nenhum parasita. As amostras de solo para análises laboratorial foram coletados pelos Agentes de Atividades Agropecuárias, Eleane Ferreira e Valter Loeschner, e analisadas pela Fiscal Federal Agropecuária, Sônia Arias, do Laboratório de Fitopatologia do Ministério da Agricultura em Campo Grande/MS.
Programa PBCAV/SFA/MS – De 2008 para cá a SFA/MS fomentou a implantação de 38 bancos comunitários de sementes de adubos verdes em municípios diferentes. As sementes de leguminosas que serão colhidas na unidade demonstrativa em 2012 proporcionarão a criação de mais 15 bancos comunitários de sementes de adubos verdes no estado, podendo ser ampliado com o apoio das quatro unidades demonstrativas implantadas na Universidade Estadual (UEMS), campus de Aquidauana (Agronomia) e Campus de Glória de Dourados (Curso de Agroecologia), além das duas Escolas Família Agrícola de Nova Alvorada do Sul e Itaquiraí (EFA’s). O compromisso assumido pelo Superintendente Orlando Baez em 2011 é de implantar um banco comunitário de sementes de adubos verdes em todos os 78 municípios sul-mato-grossenses.