Mapa abre Pepro do Café para discutir regras com setor produtivo

Silas Brasileiro - Secretário Execultivo do Ministério da AgriculturaBrasília – A segunda edição do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) do Café foi discutida, na quinta-feira (24), em Brasília, durante encontro do secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Silas Brasileiro, com membros do setor produtivo do café. “Devemos estabelecer como referência o preço de R$ 300 a saca de café e estamos discutindo o valor do prêmio, que poderá ser de 25 ou 30 reais. Ao todo, o investimento será de R$ 300 milhões. O objetivo é incentivar a participação de  mais produtores, visto que este é um programa social do governo”, enfatizou.


Na reunião, o coordenador-geral de Cereais e Culturas Anuais, da Secretaria de Política Agrícola (SPA), Silvio Farnese, apresentou as operações do Pepro para as culturas do café, soja, algodão, feijão e milho. Em 2006, o programa  contemplou seis milhões de toneladas de produtos agrícolas e, em 2008, já foi leiloado um milhão de toneladas de algodão. De acordo com o secretário-executivo, Silas Brasileiro, as demais culturas não deverão ser incluídas no Prêmio de 2008 porque apresentam cotações maiores que o preço mínimo. “No caso da soja, já fizemos a correção do preço mínimo desta safra”, explicou.


A necessidade da implementação de georreferenciamento para o café também foi debatida na reunião. “Com isso, vamos saber qual o tamanho da área que produz café no Brasil e quantos pés temos deste produto para, assim, planejarmos o volume que devemos produzir para o abastecimento dos mercados interno e externo”, ressaltou Brasileiro.


As entidades representativas do setor cafeeiro devem encaminhar sugestões para o Pepro do Café e a reformulação dos grupos temáticos do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) até dia 4 de agosto para o e-mail se@agricultura.gov.br. A expectativa é de que o projeto final do Pepro seja apresentado na próxima reunião do CDPC, prevista para meados de agosto. O leilão do Pepro deverá ocorrer no mês de setembro. (Da Redação)

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.