A cafeicultura mundial vem ganhando formas de avaliação sensorial mais avançada, procurando identificar os aromas e sabores particularidades de cada origem.
Reconhecida e constatada, a qualidade dos cafés da Mantiqueira de Minas, abrilhantou os concursos de qualidade de café em 2013.
A produtora Cinthia Dias Villela, da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, de Carmo de Minas, na Mantiqueira de Minas, com a nota 92,22 venceu o 3º Cup of Excellence Late Harvest 2013, dos 23 lotes finalistas, 15 são pertencentes a produtores da Mantiqueira e participarão do leilão internacional, que acontecerá dia 06/03/2014.
Em outubro de 2013, a Mantiqueira de Minas, também foi destaque no 14º Cup of Excellence – Early Harvest, além de conquistar o 1º lugar do concurso, dos 31 lotes selecionados para o leilão internacional, 25 lotes foram produzidos na região.
A produtora Marisa Coli Noronha, proprietária do Sítio São Francisco de Assis, em Carmo de Minas, da Mantiqueira de Minas, produziu o melhor cereja descascado com a nota 92,09, concursos estes realizados pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).
Em dezembro, o café produzido na Fazenda Marimbondo, em Soledade de Minas, Município integrante da Mantiqueira de Minas, de propriedade de André Villela Junqueira, foi o campeão na categoria Cereja Descascado- Sul de Minas, e Luis Otávio Laurindo Pereira, do Sítio da Gema, Carmo de Minas, conquistou o 2º lugar na mesma categoria, no 10º Concurso Estadual de Qualidade do Café de Minas Gerais promovido pelo Governo de Minas através da SEAPA (Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), EMATERT MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), IF Sul de Minas, UFLA (Universidade Federal de Lavras) e pelo INCT Café (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café).
As características únicas e perfeitamente reconhecíveis do café da Mantiqueira de Minas, permitiram uma excelente classificação aos produtores nos concursos e participação nos leilões internacionais.
O trabalho da região da Mantiqueira de Minas, na produção de cafés de qualidade e com origem vem sendo desenvolvido desde 2002, quando as propriedades tiveram que se adequar a novas estruturas, investindo em tecnologias e também iniciando a participação nos concursos de qualidade de café especiais, obtendo excelentes resultados a cada safra.
Para garantir a origem, que é o principal fator de desenvolvimento sustentável, a Mantiqueira de Minas, é detentora do registro de “Indicação de Procedência” concedido pelo INPI, que se refere a produtos ou serviços que tenham uma origem geográfica específica, onde se reconhece a reputação, qualidade e características do produto vinculadas ao local de produção.
A região da Mantiqueira de Minas formada por 25 Municípios, expressa sua identidade e sua autenticidade, através da Tradição e da Vanguarda na produção de cafés raros e surpreendentes. A tradição se traduz pela experiência adquirida de seus antepassados e na produção secular, e a Vanguarda pauta-se no desejo de evoluir constantemente na produção de cafés de alta qualidade.
Com propósito de estar sempre em busca da excelência, a Mantiqueira de Minas oferece suporte e comprometimento a seus produtores e contribui com a evolução constante da região, adequando-se às necessidades dos produtores, do mercado e dos consumidores.
Website: www.mantiqueirademinas.org
e-mail: info@mantiqueirademinas.org