19/05/2010 16:05:12 – Panelinha
Oi, Rita,
Sou leitora do seu blog. Nunca escrevi porque não tinha nada a acrescentar, mas vi a dúvida da Samantha sobre o tiramisu e, como também procuro cozinhar bem os ovos, faço esta receita em que as gemas são cozidas em banho-maria. Fica uma delícia! Veja a receita.
Grêdja Almeida
Grêdia, muitíssimo obrigada pelo seu e-mail. Achei ótima a sua receita. É diferente do meu tiramisu em alguns aspectos, não só nas gemas. O seu tiramisu é ideal para uma festa, serve um batalhão! Há também a adição de creme de leite, em lugar das claras em neve, que deixa doce mais gordinho mas perfeito para quem não gosta de ovo cru. O preparo é um pouquinho mais trabalhoso, mas fiquei com vontade de fazer tiramisu com zabaione, em vez de gemada. Ótima dica. Vou misturar as duas receitas e depois conto o resultado aqui. A seguir, o tiramisu da Grêdia.
Tiramisu da Grêdja
Você vai precisar de um refratário grande e profundo, pois a receita é feita em camadas, como uma lasanha.
Ingredientes
8 gemas
½ xícara (chá) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de vinho Marsala
750 g de queijo mascarpone
500 ml de creme de leite fresco
2 xícaras (chá) de café forte, de preferência espresso
3 colheres (sopa) de conhaque ou licor de café
2 pacotes de biscoito champanhe
chocolate ou cacau em pó para polvilhar
Modo de preparo
1. Comece fazendo um zabaione. Numa batedeira, bata as gemas até ficarem pálidas. Junte o açúcar e continue batendo até ficar uma gemada bem grossa. Transfira a gemada para uma tigela de inox que encaixe numa panela para fazer o banho-maria. Na panela, leve um pouco de água ao fogo alto. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo para o mínimo possível. Encaixe a tigela com a gemada e, aos poucos, vá misturando ½ xícara do vinho Marsala. (Atenção: a receita pede 1 ½ xícara do vinho, mas nesta etapa apenas ½ é utilizada.) Assim que engrossar um pouco, cerca de 7 minutos, retire a tigela do banho-maria. Para cessar o cozimento, o melhor é colocar a tigela na cuba da pia com um pouco de água gelada.
2. Na tigela grande da batedeira, bata o creme de leite até o ponto de chantilly. Junte o mascarpone e bata apenas para misturar. Quando o zabaione esfriar, misture ao creme.
3. Numa outra tigela, junte o café, 1 xícara (chá) de vinho Marsala e as 3 colheres (sopa) de conhaque ou licor. Mergulhe um biscoito por alguns segundos na mistura e coloque num refratário grande. Repita o procedimento com a metade dos biscoitos, até cobrir o fundo do refratário.
4. Espalhe a metade do creme sobre os biscoitos. Repita o procedimento dos biscoitos sobre a camada de creme e cubra novamente com a outra metade do creme. Cubra com filme e leve à geladeira de um dia para o outro.
5. Na hora de servir, coloque o cacau ou o chocolate em pó numa peneira e polvilhe sobre o tiramisu.