Mais infra-estrutura para Santos

Por: Jornal do Commercio


Um dos principais complexos destinados a logística de cargas rumo ao Porto de Santos, o Complexo Intermodal Cubatão (Cincu), terá sua capacidade de vagas de caminhões elevada de 700 para 3,5 mil, segundo a EcoRodovias, holding que administra rodovias privatizadas em três estados brasileiros e que ganhou a concessão da Prefeitura de Cubatão para operar o serviço.


O investimento previsto nas obras de adequação do espaço será de R$ 90 milhões nos próximos 18 meses. A holding deverá bancar 20% do total (R$ 18 milhões), enquanto os outros 80% (R$ 72 milhões) virão de um financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


A meta é desafogar o tráfego do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), que sofre com os constantes congestionamentos provocados em grande parte pelo volume de caminhões rumo ao Porto de Santos. O problema se agrava na época da safra, por conta do escoamento da produção. A meta é fazer com que a acomodação dos veículos seja otimizada, o que deverá beneficiar o tráfego e o fluxo dos caminhões.


Por ser agora administrado pela EcoRodovias, o complexo mudará de nome e passará a se chamar EcoPátio Logística. O estacionamento de caminhões fica no km 263 da rodovia Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera-Guarujá) e possui uma área total de 442,7 mil metros quadrados, pertencente à Prefeitura de Cubatão. Atualmente, são ocupados 160 mil metros quadrados do espaço e a meta da holding é ocupar toda a área.


Segundo o diretor de desenvolvimento de novos negócios da EcoRodovias, Paulo Franzine, nos próximos dias o espaço passará por limpeza e raspagem, além de sondagens da topografia. A expectativa é dar início às obras de infra-estrutura – que incluem, entre outros serviços, pavimentação e construção de acesso para os caminhões – no máximo em 180 dias. Em junho de 2007 o espaço terá sua capacidade mais que dobrada, passando a 1.500 vagas. “Quando pronto, será o maior modelo do país”, afirma Franzine.


uso das vagas vai ser otimizado Como o pátio funciona 24 horas por dia, o diretor de desenvolvimento de novos negócios da holding explica que cada vaga tem possibilidade de ser utilizada até três vezes por dia, num sistema parecido com rodízio. Isso significa que a atual capacidade de 2,1 mil diárias passará a 12 mil até o final de 2007.

Do total do investimento, 15% (R$ 13,5 milhões) serão destiandos a comunicações, controle de acesso e segurança. As operações do EcoPátio serão monitoradas por um Centro de Controle Operacional (CCO) informatizado. O espaço contará ainda com um sistema de rastreamento e segurança. Atualmente são 4,5 mil caminhões por dia rumo ao Porto de Santos. No período de safra, há um incremento de 30%, chegando a 6 mil caminhões por dia. Atualmente, os espaços disponíveis comportam 4 mil veículos. Antes de entrarem no Porto de Santos, os caminhoneiros precisam passar por um pátio de triagem que faz a conferência dos dados. Os veículos então recebem uma senha para esperar sua vez de entrar no porto e descarregar os produtos que trazem. Cubatão tem apenas dois estacionamentos, o EcoPátio e o Pinhal Rodopark, que juntos somam 1.000 vagas, distantes um quilômetro do estacionamento para caminhões da EcoRodovias. A faxia portuária conta com outras 700 vagas. A própria Codesp reconhece que o número é insuficiente.

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