Mais importante conferência internacional de café do mundo vem ao Brasil a convite do IAC

A ASIC 2008 (22nd International Conference on Coffee Science), a mais importante conferência internacional de café do mundo, será realizada neste ano no Brasil a convite do Instituto Agronômico (IAC) de Campinas, que em 2007 comemorou 120 anos de atividades em prol do desenvolvimento agrícola. Marcado para ocorrer de 14 a 19 de setembro, na Casa de Campo do The Royal Palm Plaza Hotel, em Campinas (SP), o evento é realizado a cada dois anos pela Association for Science and Information on Coffee (ASIC), sempre em um país produtor e consumidor de café, respectivamente.


“No caso da edição brasileira, há o diferencial de o país ser o maior produtor e exportador de café do planeta, além de ser o segundo maior mercado consumidor. São pontos que favorecem à formatação de um excelente cenário para discussões sobre os mais recentes avanços científicos e mercadológicos da cadeia produtiva do café, da planta à xícara”, comenta o presidente da comissão organizadora, Dr. Aldir Alves Teixeira.



Presidente da comissão organizadora do ASIC 2008, Dr. Aldir Alves Teixeira
Créditos: DivulgaçãoO convite oficial do IAC para trazer a ASIC 2008 para o Brasil ocorreu durante a realização da última edição do evento, em Montpellier, na França, há dois anos. O respaldo do convite foi favorecido pelo fato de o IAC estar entre os mais importantes e reconhecidos centros de pesquisa e desenvolvimento da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.


No caso do IAC, vale frisar ainda o fato de a sua missão ser a de gerar e transferir ciência e tecnologia para o negócio agrícola, visando à otimização dos sistemas de produção vegetal e ao desenvolvimento sócio-econômico com qualidade ambiental. Para isso, o IAC conta com 203 pesquisadores e 323 funcionários de apoio, que atuam em unidades experimentais em Campinas, Ribeirão Preto, Jundiaí e Cordeirópolis, onde há cerca de 600 projetos de pesquisa em desenvolvimento.



Sede do IAC em Campinas, São Paulo
Créditos: DivulgaçãoUm dos pontos altos da conferência, inclusive, será a visita técnica às instalações do IAC, onde os cerca de 500 participantes, do Brasil e de mais de 40 países produtores e consumidores de café, poderão conhecer de perto as pesquisas do instituto. Vale lembrar que o público da ASIC 2008 será constituído por pesquisadores, técnicos, cafeicultores e profissionais das áreas de produção, industrialização e consumo de café, que estarão reunidos em torno de dois temas centrais, “Café e Saúde” e “Tendências do Consumo e a Ciência do Café”, e das áreas temáticas de agronomia, química, biotecnologia e processamento e melhoramento de café.


Sobre os trabalhos científicos a serem apresentados, o presidente da ASIC, Andrea Illy, também presidente da illycaffè, informa que esta edição recebeu o volume recorde de 351 inscrições, um volume 40,4% superior ao da edição anterior, que teve 250 trabalhos.


INSCRIÇÕES COM DESCONTO VÃO ATÉ DIA 30 DE JUNHO



Fazenda Tozan
Créditos: DivulgaçãoO comitê organizador avisa que as inscrições com descontos vão até 30 de junho e podem ser feitas pelo site da ASIC 2008. A inscrição inclui participação em todas as plenárias e sessões de pôsteres, pasta com material da conferência, livro de resumos, visita cultural ao IAC e à Fazenda Tozan, traslado dos hotéis oficiais para o centro de convenções, além da participação no coquetel de abertura, oito coffee breaks, cinco almoços e no jantar de gala.


ANOTE NA AGENDA


ASIC 2008
22nd International Conference on Coffee Science
Data: 14 a 19/9/2008
Local: Casa de Campo do The Royal Palm Plaza, em Campinas (SP)
Informações: (11) 5090-3007


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.