fonte: Cepea

Mais de 100 cafeicultores participaram de circuito de palestras na região das Matas de Minas

Iniciativa do Sistema Faemg Senar e Banco do Brasil levou informações sobre os desafios na produção e comercialização na cafeicultura atual e sobre o acesso ao crédito rural

18 de novembro de 2024 | Sem comentários Mais Café

Otimizar recursos e baixar custos por meio de uma boa gestão. Essa foi a lição deixada aos cafeicultores durante palestras realizadas por especialistas nos encontros do Circuito Agro BB em Durandé, Martins Soares, Manhumirim e Viçosa este mês.  “Profissionalismo nos tratos, pontualidade nas ações, conhecimento, e estratégias na comercialização são fundamentais diante dos atuais desafios”, afirmou o agrônomo e consultor master do Sistema Faemg Senar, Henrique Santos. 

Mais de 100 pessoas participaram da  iniciativa do Sistema Faemg Senar e Banco do Brasil levou informações sobre os desafios na produção e comercialização na cafeicultura atual e sobre o acesso ao crédito rural. Além de Henrique, o técnico de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café+Forte, Michel Silva também ministrou palestras técnicas. Já as informações sobre crédito rural  e o Plano Safra foram passadas por especialistas do Banco do Brasil. 

Aprendizado 

Em Viçosa, a estudante do curso Técnico em Agronegócio do Senar, Juliana Souza afirmou que o debate enriqueceu seus conhecimentos sobre a cafeicultura, além de proporcionar o encontro com profissionais e produtores rurais.

Para ela, o esclarecimento sobre questões técnicas e financeiras “promove melhoria na gestão e produtividade dentro da área, propondo alternativas tecnologias e com sustentabilidade econômica para o campo”. A tutora do curso, Vilma Matias, reforçou ainda que, eventos como o Agro BB complementam e fortalecem “a formação dos estudantes e os aproxima dos fundamentos do agronegócio”. 

O gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis destacou que a iniciativa foi fundamental para orientar os produtores rurais e profissionais da área em um momento desafiador. “Tratamos de como os cafeicultores podem se planejar melhor para o próximo ano, com mais informações sobre o mercado. Sabemos também que o crédito é fundamental para alavancar a atividade deles e aumentar a qualidade do café”.

O vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhumirim e agente de desenvolvimento rural (ADR), Rudson Curcio, salientou que o evento alinhou-se ao compromisso da entidade de “possibilitar o contato do homem do campo com informações estratégicas e práticas mais eficientes”. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.