Nos últimos anos, têm aumentado o consumo, a qualidade e a variedade do café nas prateleiras. O Brasil é o 2º maior consumidor, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2007, cada brasileiro tomou em média 74 litros da bebida, consumindo 17,1 milhões de sacas de 60 kg, apresentando um acréscimo de 4,47% em relação a 2006, quando foram consumidos 16,3 milhões de sacas. A meta brasileira é chegar a 2010 com um consumo interno de 21 milhões de sacas.
É um ritual diário para a maioria dos brasileiros, tomarem café ao acordar. No país, a paixão pelo café justifica a variedade de rótulos sobre o produto. Mas de acordo com a reportagem do Jornal Hoje, é difícil encontrar um consumidor que consiga entender tudo o que está escrito nas embalagens.
Muitas marcas têm na embalagem um selo com o perfil do sabor. Aqueles consumidores atentos ou que compram com mais freqüência, já perceberam esse selo, que apresenta as seguintes especificações: o aroma (suave ou intenso), o corpo (leve ou encorpado), o sabor (suave ou intenso), a moagem (fina, média ou grossa), a torração (clara, média ou escura), e a bebida (rio, dura, mole ou conillon). Porém, grande maioria não entende o que as especificações do selo representam.
O especialista no assunto, Francisco Barbosa deu algumas dicas de como escolher um bom café verificando o selo nas embalagens. Há duas espécies de café: o arábica e o conillon. O tipo arábica apresenta sabor e qualidade melhor de bebida. Enquanto o robusta é uma bebida neutra, sendo necessário ser blendado (misturado) ao arábica para apresentar sabor. O tipo de bebida mole é uma bebida suave, podendo tomar sem açúcar, pois, ele tem uma doçura natural. Já o bebida dura é uma bebida áspera, adstringente, em que apresenta uma sensação de estar comendo fruta verde quando se bebe. Barbosa também sugere aos consumidores, que fiquem atentos ao grau de torra do produto, pois, o ponto de torrefação pode prejudicar o sabor do café. Geralmente, os cafés de melhor qualidade têm o ponto de torra mais claro.
O selo faz parte do Programa do Selo de Pureza, criado pela Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), que teve a iniciativa de impulsionar o consumo através da melhoria de qualidade. Uma das finalidades do Programa é informar a qualidade do café que está sendo vendido, além de permitir que o consumidor identifique o tipo de grão utilizado por cada marca e com isso escolher o sabor que mais agrada.
Fonte: www.cafeemercado.com.br