MAIOR PRODUTORA DE CAFÉ DO PAÍS ENTRA NO SETOR DE COSMÉTICOS

A Cooxupé, maior exportadora de café do Brasil, acaba de dar um passo para
avançar em um setor completamente diferente do de commodities: o de
cosméticos.


A cooperativa anunciou nesta terça-feira uma joint-venture com a química
Aqia, que fornece insumos para empresas como Natura, Grupo Boticário, Unilever e
Dow.


Pela parceria, a Cooxupé venderá óleo e biomassa extraídos do café verde à
Aqia, que vai processar esses materiais e transformá-los em uma série de
componentes que podem ser usados por indústrias de beleza, alimentos e
farmacêutica.


O acordo, que levou um ano para ser firmado, deve alcançar um faturamento de
25 milhões de reais até 2020 – o que representa um crescimento de 20 a 30% nos
negócios da Aqia, segundo a empresa.


Para a Cooxupé, em princípio, o negócio não traz um acréscimo significativo
nos números. Por enquanto, serão entregues à sócia uma quantia de cem sacas de
café por mês, que valem cerca de 50.000 reais. Mas a empresa mira o futuro.


“Cem sacas por mês não são nada (por dia, 50.000 são produzidas). A receita
que isso vai gerar para nós ainda é muito pequena, mas nós acreditamos que esses
produtos (feitos a partir de café) terão uma aceitação muito grande
futuramente”, diz Carlos Alberto Paulino da Costa, presidente da
cooperativa.


“Na hora que descobrirem que a biomassa tem propriedades para emagrecer,
melhorar estria… Haja café!”, brincou o executivo.


Além da arrecadação com a venda de matéria prima, a Cooxupé receberá uma
participação nas vendas dos produtos à base de café fabricados pela
parceira.


“Depois de deduzidos os custos de cada companhia e os impostos, parte do
resultado líquido será repassado à Cooxupé”, diz Alaor P. Lino, presidente da
Aqia.


O mercado estima que as participações na joint-venture sejam de
aproximadamente 60% para a Aqia, 35% para a Cooxupé e 5% para Sônia Corazza,
consultora da área cosmética que assessorou a parceria entre as duas
empresas.


Lino não confirma, mas diz que “as participações são dessa ordem”.


Nos últimos 18 anos, o setor de beleza cresceu 9,2% no Brasil, de acordo com
a ABHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e
Cosméticos).


Os produtos
A joint-venture deu origem à linha Aqia Coffee, que já conta
com 7 tipos de insumos. São cinco tipos de óleos e manteigas com propriedades
hidratantes, antioxidantes e medicinais, segundo a empresa, e duas variedades de
pó.


Eles são vendidos em embalagens de 5, 25 e 200 quilos. Um dos tipos de pó,
inclusive, já foi utilizado na produção do protótipo “chococoffee”. Ele
substitui parte do pó de cacau necessário para a fabricação do snack.


“No mundo todo, o consumo de chocolate está crescendo e a produção de cacau
diminuindo. Usar o pó retirado da torta de café é uma alternativa para suprir a
falta desse produto. A Aqia já conseguiu fazer chocolates com até 40% de torta
de café”, diz Costa.


Para a extração do óleo e biomassa são usados grãos dos melhores cafés da
cooperativa.


Negociação
Há cinco anos, a Cooxupé realiza pesquisas sobre as
propriedades do óleo extraído do café verde junto a universidades como Unesp e
Unicamp.


Segundo a empresa, descobriu-se, por exemplo, que o ingrediente tem
propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento.


Com o objetivo de vender esse insumo à indústria de cosméticos, a companhia
inaugurou no ano passado uma fábrica para a extração do líquido. O investimento
foi de 5 milhões de reais.


Foi então que a consultora Sônia Corazza apresentou as duas empresas.


“Aí mandamos o óleo e a torta (biomassa que sobra após a retirada do óleo)
para a Aqia analisar. Ela acabou descobrindo que a torta era ainda mais valiosa
que o óleo, que tinha mais componentes”, conta Costa.


“Nós não sabíamos o que fazer com essa torta. Até procuramos algumas empresas
que fazem ração para cachorro, mas não havia mercado”, acrescenta.


Segundo ele, a parceria foi essencial para a entrada da companhia no novo
ramo.


“Nós da cooperativa não temos tecnologia e nem canal de vendas para as
indústrias de cosméticos, que é um mercado sofisticado. É preciso ter uma série
de produtos para gerar escala suficiente”, afirma.


Ele acredita ainda que a Aqia optou por fechar o negócio com a Cooxupé por
uma questão de estrutura.


“Existem outras empresas pesquisando o óleo, mas a Aqia deu preferência pra
nós devido ao tamanho e à seriedade da empresa, à qualidade do nosso produto e
nossa capacidade de fornecer o quanto ela precisar”, diz.


Empresas
A Cooxupé é a maior exportadora de café do país e é responsável
por cerca de 3,5% de toda a produção mundial da commodity, enquanto a colheita
total do Brasil corresponde à 32%.


Ela possui mais de 12.000 cooperados e 96,8% deles são mini e pequenos
agricultores. No ano passado, faturou 2,5 bilhões de reais e exportou 3,2
milhões de sacas de café.


A Aqia Química Industrial fornece ingredientes para o mercado de cuidado e
higiene pessoal e é parceira de empresas como AAK, Dow e Farma Service. Ela
possui uma fábrica em Guarulhos e duas plantas parceiras no exterior, na França
e na Suíça.


Assista abaixo entrevista com o presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino
da Costa, para o Notícias Agrícolas.


Fonte: EXAME.com (Luísa Melo)

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