PRÉ-BALANÇO AGRISHOW
A edição de 2010 também marca os novos rumos da AGRISHOW
Ribeirão Preto, 30 de abril – A 17ª AGRISHOW (Feira Internacional da Tecnologia Agrícola em Ação), realizada de 26 a 30 de abril, em Ribeirão Preto (SP), considerada a maior da história, se consolidou como plataforma de irradiação de tecnologia e palco de negócios. O aumento da feira em 50% totalizando uma área de 360 mil m² – ante os 240 mil m² da edição anterior – e as melhorias em infraestrutura como os novos acessos, estacionamentos, configuração da planta, praças de alimentação, áreas de descanso, sanitários, reformulação rede elétrica e construção de novos reservatórios de água foram sentidas por visitantes e expositores, e reconhecidas como fatores que facilitaram e impulsionaram os negócios.
Em uma estimativa preliminar, os bancos presentes na feira anunciaram um montante de propostas de negócios da ordem de R$ 840 milhões, atingindo às expectativas de organizadores e expositores. “A AGRISHOW 2010 se caracterizou pela qualificação do público visitante, bastante focado em fazer negócios e que encontrou uma estrutura com mais conforto, agilidade e praticidade no novo formato da feira. Mesmo com um dia a menos de feira, visitaram a AGRISHOW 141 mil pessoas”, afirma o gerente geral da AGRISHOW, José Danghesi.
“As áreas de estande cresceram de 102 mil m² para 167 mil m², um aumento de 67% depois de um ano de crise. Isso mostra a força do setor e a consolidação da AGRISHOW como vitrine do que há de mais moderno em termos de tecnologia, pois a agropecuária não existe sem tecnologia”, avalia o presidente do Conselho Consultivo da AGRISHOW, Cesário Ramalho.
Outra novidade da edição deste ano que agradou bastante foi a regionalização de alguns setores, como irrigação, armazenagem, pecuária, áreas de testes-drives e tratores próximos às áreas dos bancos. Segundo os expositores, essa disposição logística facilitou o fechamento de negócios, pois os compradores puderam focar suas áreas de interesse.
Os visitantes da AGRISHOW puderam verificar o desempenho das máquinas nas mais de 800 demonstrações de campo realizadas nos 100 hectares de áreas de dinâmicas e ficar atualizado sobre as novidades tecnológicas e tendências do agronegócio nos diversos eventos realizados no recinto da feira.
Palco de reinvidicações e decisões políticas
Esta edição da AGRISHOW recebeu a visita de nomes do cenário político nacional, como o Ministro da Agricultura, Wagner Rossi, o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, o Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio, além de pré-candidatos nas eleições, como a ex-ministra Dilma Rousseff, o ex-governador de São Paulo José Serra, o ex-governador Geraldo Alckmin, o senador Aloizio Mercadante, a ex-ministra Marta Suplicy, o presidente da Câmara dos Deputados Michel Temer e o presidente da Fiesp Paulo Skaf, além de autoridades regionais e lideranças do agronegócio.
A AGRISHOW é uma iniciativa da Abag – Associação Brasileira de Agribusiness, da Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, da Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos e da SRB – Sociedade Rural Brasileira e conta com a organização e promoção da Reed Exhibitions Alcantara Machado.
A próxima realização da feira está prevista para iniciar em 02 de maio de 2011, em Ribeirão Preto/SP.
Depoimentos de expositores
Santal
“A AGRISHOW 2010 foi um marco na história do evento. A nova estrutura da feira proporcionou mais conforto a visitantes e expositores. A nova planta, 50% maior, também facilitou o trânsito de pessoas no recinto e a divisão das empresas por segmentos também foi muito importante para que o público pudesse visitar mais estandes de seu interesse e conseguir fazer melhores negócios em menos tempo. Foi um grande ponto de encontro com clientes e uma excelente vitrine para nossos produtos. A Santal conseguiu superar a sua meta de vendas na feira e registrou um público de altíssima qualidade em seu estande.” Arnaldo Adams Ribeiro Pinto, presidente da Santal.
Valor de negócios fechados no evento / porcentagem de crescimento em relação à última participação: R$ 24 milhões, valor igual ao faturamento na feira de 2008 que foi o recorde de vendas da Santal no evento. Em 2009, a Santal não participou.
Massey Fergusson
“A nova estrutura da AGRISHOW teve uma grande contribuição para os resultados obtidos com mais conforto para expositores e clientes. Os resultados, até o fechamento na quinta-feira, já se equiparavam aos obtidos em 2008. A perspectiva é que se tenha um ligeiro aumento no número de negócios concretizados em relação à nossa última participação. A presença da Massey Ferguson na AGRISHOW foi marcada por seus lançamentos. Chegamos a Ribeirão Preto com uma linha de máquinas totalmente diferente da apresentada em 2008, última edição em que a empresa esteve presente. São novos tratores, colheitadeiras e implementos que demonstram nosso foco em trazer novidades que supram as demandas do dia a dia de produtores tanto de agricultura familiar quanto de grandes propriedades.” – Carlito Eckert, diretor comercial da Massey Ferguson.
JactoClean
“A feira superou nossas expectativas iniciais em termos de negócios. Sem dúvida, esta edição contribuirá para que a JactoClean alcance as metas estipuladas para 2010. Temos a expectativa de um crescimento de 20% nas vendas, se comparado a 2009. Participamos de todas as edições da AGRISHOW e, em 2010, além de fortalecer a marca JactoClean, conquistamos novos clientes, temos a possibilidade de firmar novos contratos no Brasil e também recebemos consultas de outros países. Portanto, esperamos efetivar grandes negócios após a feira, inclusive com o mercado internacional”. – Antonio Luis Francisco, Diretor da JactoClean.
Líder Aviação
\”É a primeira participação da Líder em 10 anos e a avaliação da feira é muito positiva, pois o público que a frequenta, em sua maioria, é comprador de fato, está aqui para realizar negócios. Vendemos um avião de U$ 730 mil na feira e outras 10 aeronaves devem ser vendidas ainda este ano graças a negócios gerados durante a feira. Participar da AGRISHOW é de extrema importância na estratégia da empresa a partir de agora\” – Philipe Figueiredo, diretor de Vendas de Aeronaves da Líder Aviação.
Embraer
“Pela importância do evento, referência nacional no ramo do agronegócio, este possibilita a divulgação da marca e produto, exposição e contatos com o público alvo. As demonstrações de campo também são uma ótima oportunidade, tanto para o expositor, quanto para o visitante, que pode ver o produto em operação. Houve melhora na infraestrutura do evento comparada com os anos anteriores. A feira cresceu em tamanho e número de expositores, o que favoreceu o aumento de visitantes focados na busca de informações e negócios. A AGRISHOW de Ribeirão Preto é um dos mais importantes eventos do ano, onde estão reunidos do pequeno ao grande produtor, todos em busca de inovações que ofereçam mais eficiência e produtividade ao seu negócio. Por isso, é sempre mais uma excelente oportunidade para exibirmos o Ipanema e apresentar todas as vantagens competitivas que a aeronave pode trazer para o agronegócio. A edição de 2010 atingiu nossos objetivos de divulgação da marca e produto contribuindo de forma diferencial para o volume de negócios para o Ipanema projetado ao longo de 2010” – Fábio Bertoldi Carretto, Gerente Comercial da Embraer para a Aeronave Ipanema.
– Venda de aeronaves Ipanema em 2009: 34. Previsão para 2010: de 36 a 40 aeronaves Ipanema.
Volvo
\”A feira é muito importante para nós. Vendemos vários caminhões durante o evento e também temos vários negócios encaminhados para o decorrer dos próximos meses\” – Reinaldo Serafim, gerente de caminhões da Volvo do Brasil
\”Nós também comercializamos diversas máquinas na feira. Mais importante que essas vendas, foram os negócios iniciados com nossos clientes que serão concretizados nas próximas semanas. Estamos muito satisfeitos\” – Yoshio Kawakami, presidente da Volvo Construction Equipment Latin America.
Compex Tecnologia
“A AGRISHOW é um dos poucos eventos que já participei com um público tão qualificado e receptivo. O fato de ter delegações de outros países incrementou nossas vendas, tanto que quase 50% do que vendemos foi para clientes da América Latina. Esperamos participar da nova AGRISHOW em um espaço maior e com impacto nas nossas vendas maior ainda.” – Débora Toniol, Gerente de Marketing e Televendas da Compex Tecnologia.
Meincol Voestalpine
“Participamos como visitantes ou expositores da AGRISHOW há mais de 10 edições e acredito que esta seja a melhor edição já realizada. O grande número de expositores, a organização do evento e as melhorias na infraestrutura realmente mostram que a feira está em um patamar diferenciado e de evolução permanente. De todos esses fatores, a nova infraestrutura certamente contribuiu e muito para o sucesso do evento e para a expressiva presença do público visitante”. – Ermir Panazzolo, Gerente Comercial da Meincol Voestalpine.
Tacbraz
“Esta é nossa primeira participação na AGRISHOW. Acredito que estar presente no evento foi muito importante tanto para ganharmos visibilidade no segmento de agronegócios quanto para geração de importantes contatos comerciais, principalmente para os próximos três meses. A organização do evento foi muito boa desde a chegada até o final do evento. Observamos uma melhoria na infraestrutura do local do evento e isso é essencial porque quando os expositores e os clientes possuem um ambiente mais agradável e confortável para negociarem, as chances de êxito certamente são maiores” – Antônio Rosa, diretor da Tracbraz.
Toyota do Brasil
“Preliminarmente, o crescimento deverá ser de 50% em comparação com a última edição. A AGRISHOW sempre gera negócios posteriores ao evento. É muito comum o cliente ver um veículo de sua preferência na feira e ir à concessionária Toyota de qual ele já é cliente ou ainda, no caso de novos clientes, ir ao revendedor de sua cidade e consolidar o negócio iniciado na feira.
O fluxo de pessoas da AGRISHOW foi muito superior com relação ao ano passado. A AGRISHOW é um evento importantíssimo para os negócios da Toyota do Brasil, uma vez que as regiões onde o agronegócio se faz presente vêm apresentando crescimento substancial nas vendas da marca” – Vladimir Centurião, gerente de vendas diretas da Toyota do Brasil.
John Deere
“A edição de 2010 da AGRISHOW mostrou progressos em infraestrutura, no acesso aos visitantes, condição das ruas, iluminação e qualidade dos estandes. É importante a evolução neste sentido porque melhora as condições de exposição dos produtos. Com relação ao volume de vendas, não fechamos os números ainda, mas certamente serão maiores que 2008, quando participamos pela última vez.” – Werner Santos, diretor Comercial da John Deere.
Baldan
\”A feira atendeu nossas expectativas com relação as vendas. Tivemos um aumento de 50%, em relação a 2009 e isso foi fruto do investimento na ampliação da área, onde a maioria dos nossos produtos puderam ser expostos e, com certeza, a nova proposta da organização e reestrutura da AGRISHOW atraiu clientes potenciais de consumo. Esperamos que no decorrer deste ano os negócios que tiveram início na feira sejam fechados\” – Luciana Antoniosi, gerente de marketing da Baldan.
Goodyear
“O evento estava melhor estruturado e planejado, se comparado aos anos anteriores. Outro fator é o momento de crescimento que o Brasil está passando e fazendo os setores ficarem otimistas de novo, o que reflete também no sucesso da feira. Toda melhoria realizada na estrutura de um evento no porte da AGRISHOW só traz benefícios, como a reforma e construção de novos banheiros, o cuidado com a limpeza, organização do estacionamento e a melhora nas condições das ruas não pavimentadas. Sabemos que estas melhorias contribuem para o aumento no número de visitantes, expositores e gera maior confiabilidade e credibilidade ao evento. Para a Goodyear a participação na AGRISHOW deste ano foi bem melhor que no ano passado devido às melhores condições de organização e planejamento da feira. Temos uma perspectiva de saldo positivo, porque além das melhorias, o mercado está em um momento favorável. Temos uma expectativa de 10 a 15% de crescimento em relação a 2009” – Eduardo Gualberto, Gerente de Marketing Comercial Goodyear.