Contrariando decisão anterior, ministro quer fazer levantamento de estoques particulares, sobretudo de conilon, antes da próxima reunião com a Cacex, daqui a um mês
14 de Dezembro de 2016 às 19:25 Atualizado em: 14 de Dezembro de 2016 às 19:31
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, voltou atrás da decisão de autorizar a importação de café. Mais cedo, nesta quarta-feira, dia 14, Maggi havia confirmado que enviaria o pedido à Câmara de Comércio Exterior (Cacex). Após ter conversado com representantes do setor do café durante a tarde, entretanto, decidiu retirar o pedido e deixar a discussão sobre o processo de compra para a próxima reunião com a Cacex, agendada para 15 de janeiro.
Nesse meio tempo, Maggi quer discutir com um grupo de trabalho o real tamanho dos estoques de café, sobretudo de conilon. De acordo com o secretário de Política Agrícola, Neri Geller, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai participar desse grupo de trabalho e procurará dimensionar as reservas de conilon em posse de cafeicultores do Espírito Santo.
O deputado federal Evair de Melo (PV-ES), ligado ao setor, afirma que há tanto conilon quanto arábica no mercado interno.