Made in Farm, idealizada pela Bayer viabiliza negócios para venda de café verde diretamente pelo produtor

Mais de 95 mil sacas de cafés já foram comercializadas. Após cadastrados os lotes do grão, espaço permite negociação direta entre participantes

31 de julho de 2018 | Sem comentários Comércio Empresas

A plataforma Made in Farm, idealizada pela Bayer para venda e compra de cafés diretos do produtor, está dando mais um passo para aproximar os integrantes da cadeia do café. Agora, cafeicultores e cooperativas também poderão comercializar café verde por meio da plataforma. Uma vez cadastrados os lotes diretamente pelos produtores ou cooperativas, os compradores cadastrados são informados das ofertas disponíveis e a partir de então, podem fazer a negociação. Nos primeiros três meses, mais de 95 mil sacas de cafés foram comercializadas no ambiente virtual.

Lançado em 2017, o Made in Farm  tem como objetivo promover a conexão entre campo e cidade, e em um primeiro momento atuou somente com cafés beneficiados de marca própria de produtores e cooperativas, atendendo redes de food services e consumidores finais pelo site – www.madeinfarm.com.br. A novidade agora é o ambiente para negociação de commodities onde grandes lotes de café verde podem ser negociados atendendo traders, indústrias, torrefadores, cafeterias e demais integrantes da cadeia do café.  “Dentro do Made in Farm o produtor, além de oferecer seu produto, pode contar sua história e como maneja sua produção. A plataforma oferece de forma simples, segura e sem custo, uma conexão direta com o mercado comprador para que as negociações fechadas entre as duas pontas sejam transparentes. A novidade é que agora este espaço se amplia para que a negociação seja feita entre produtores, cooperativas e compradores de café verde, gerando novas oportunidades para os dois lados”, afirma Cristiane Lourenço, gerente de Parcerias na Cadeia de Valor da Bayer.  

De acordo com o segundo levantamento da Conab, de 2018, a estimativa da safra de café para este ano é de 58 milhões de sacas beneficiadas de 60kg, crescimento de quase 30% ante a safra passada. O café arábica, que é o forte da produção nacional – corresponde a 75% do total produzido – tem sua produção estimada em mais 44 milhões de sacas. “A alta de ofertas de café no mercado tende a baixar o preço da saca para o produtor, fazendo com que diminua sua rentabilidade. Dentro da plataforma ele terá como acessar novos mercados, negociando o preço de forma transparente, de maneira que ambos fiquem satisfeitos”, finaliza Cristiane.

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