Lula pede a Brito gestão profissional dos portos do país

Publicação: 16/05/07

Por: DCI

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse ontem ao ministro Pedro Brito na Secretaria Especial de Portos. A pasta administrará 40 portos marítimos e foi criada para compensar o PSB, que perdeu a pasta da Integração Nacional para o PMDB na reforma ministerial. Apesar do viés político, Lula afirmou que deseja uma gestão profissional nos portos brasileiros. Brito se comprometeu a apresentar na próxima semana um plano de reestruturação para o setor.


Durante o discurso na posse, Lula admitiu que não conseguiu resolver o problema dos portos no primeiro mandato. “Estamos criando (a secretaria) porque os portos têm sido um dos gargalos a serem resolvidos neste governo.


Não foi possível resolvê-los no primeiro governo, primeiro mandato, e agora vamos resolvê-los no segundo mandato”.


O presidente afirmou que os portos tem sofrido influência política e que há graves problemas de gestão na área. “O porto não pode ser uma partilha de partidos políticos, não pode ser uma partilha de pessoas que não têm competência profissional para administrar os portos. Eu quero gestão, quero resolver os problemas crônicos”.


Lula cobrou do novo ministro a apresentação de um plano de reestruturação da área, que Brito disse ser possível concluir para a próxima semana.


O ministro afirmou que pretende fazer um trabalho articulado com todos os órgãos públicos que têm relação com a área e negou a possibilidade de se continuar com indicações políticas na área.
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.