AGRONEGÓCIOS
09/02/2011
Chicago – A norte-americana Sara Lee anunciou ontem um lucro de US$ 880 milhões, ou US$ 1,37 por ação, no segundo trimestre fiscal, acima de US$ 371 milhões, ou US$ 0,53 por ação, no mesmo intervalo de 2009. O resultado, contudo, ficou abaixo do esperado devido à alta dos preços das commodities e à fraqueza do euro.
Sem considerar os ganhos com a venda de ativos e incentivos fiscais, a companhia lucrou apenas US$ 0,24 por ação no período, ante US$ 0,27 por ação. A receita caiu 0,4% no segundo trimestre – encerrado em 1º de janeiro de 2011 -, para US$ 2,3 bilhões. Já a margem bruta recuou de 36,8% para 34%. Analistas consultados pela Thomson Reuters previam lucro de US$ 0,25 por ação sobre faturamento de US$ 2,52 bilhões.
A Sara Lee, que no Brasil detém as marcas Café do Ponto e Café Pilão, confirmou no mês passado que seu conselho decidiu, a princípio, dividir os dois principais segmentos de negócios, após o grupo ter rejeitado uma oferta de aquisição de US$ 17,50 por ação feita pela processadora JBS em meio a uma disputa com algumas firmas de private equity.
Com a separação, prevista para o começo do próximo ano, as unidades de varejo e de food service (fornecimento para clientes corporativos), exceto as operações de bebidas na América do Norte, serão fundidas em uma nova companhia que continuará sendo chamada de \”Sara Lee\”. As divisões de bebidas e produtos de panificação – que incluem marcas como a Douwe Egberts e a Senseo, na Europa – formarão outra empresa, cujo nome ainda será definido. No entanto, o plano ainda é visto com ceticismo em Wall Street, e alguns analistas questionam se os acionistas não seriam mais beneficiados pela venda completa das operações.