04/01/2012
Resultado da licitação de terminal sai hoje
Adriano Villela – Tribuna da Bahia
É esperado para hoje o resultado da licitação do Terminal de Cruzeiros Marítimos. Ontem, empresas e consórcios interessados na obra – orçada em R$ 33 milhões – apresentaram suas propostas, que estão em análise pela Companhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba). Uma das obras programadas para preparar Salvador para a Copa do Mundo de 2014, o Terminal de Cruzeiros Marítimos tem conclusão prevista para 13 de maio de 2013, quando o porto da capital completa 100 anos. Na manhã de ontem, o diretor-presidente da Codeba, José Rebouças, manifestou satisfação pelo andamento da licitação. Desenvolvido em parceria pelos governos federal, estadual e municipal, o projeto do novo terminal vai aproveitar a área dos armazéns 1 e 2. A sede do Terminal será ladeada por uma esplanada entre o prédio da Receita Federal até o terminal da Companhia de Navegação Baiana (CNB). A meta é valorizar a paisagem da Baia de Todos os Santos, hoje obstruída pelos armazéns.
Com três andares, o prédio terá 8 mil metros quadrados e área de embarque/desembarque, alfândega, espaço para despacho de bagagem e check-in e órgãos ligados à atividade portuária como Receita e Polícia federais, Ministério da Agricultura e Anvisa e Juizado de Menores. Haverá ainda uma área reservada para embarque e desembarque em ônibus e vans de transporte turístico.
A intenção é que o equipamento não tenha seu uso restrito ao período de alta estação, Para isso, o espaço contará com lojas, praça de alimentação, agências de turismo, casas de câmbio, lan house, bares, cafeterias e boxes de serviços. A reportagem procurou a Codeba para obter detalhes sobre as concorrentes da licitação, mas até o final desta edição não recebeu as respostas da assessoria do órgão.
Demanda crescente – Cerca de 11% dos 3,2 milhões de visitantes que a Bahia recebe de outros estados e países chegam ao estado de navio. A chegada de turistas em Salvador pela via marítima cresce a números consistentes desde a última década do século passado. Nesta temporada, o ritmo continua forte. Ontem, três transatlânticos estavam atracados no terminal atual: MSC Orchestra, o Grand Holiday e o Costa Pacífica, totalizando quase 10 mil visitantes. Até maio, 114 embarcações vão aportar em Salvador.
Além do receptivo, por meio da Bahiatursa e da Salvador Turismo (Saltur), os governos estadual e municipal reforçam o policiamento e a gestão do trânsito na região portuária. A 16ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) recebe o reforço dos esquadrões águia (motociclistas) e da Polícia Montada. José Rebouças, em entrevista anterior a esta Tribuna, destacou que na alta temporada passada (2010-2011), o turismo de cruzeiro gerou o montante de R$ 43 milhões em atividade econômica. No âmbito da Copa do Mundo, há uma proposta de concentrar transatlânticos na área do terminal que funcionarão como navio-hotel. Com isso, garantiria-se o número de leitos necessários ao torneio sem um investimento maior em equipamentos fixos que ficassem com pouca demanda depois de a Copa passar.