Livro “Olhos do Pantanal” é lançado com apoio da FMC

Com o objetivo de divulgar as belezas naturais e a diversidade da fauna, flora e ecossistema da região, a FMC Agricultural Solutions e o Ministério da Cultura lançam o livro “Olhos do Pantanal”.

10 de fevereiro de 2017 | Sem comentários Produção Sustentabilidade
Por: Foto: Tiago Marcelino

O Pantanal é um bioma constituído por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com aproximadamente 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros, situado no sul do Mato Grosso e noroeste do Mato Grosso do Sul, além de englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia. Com o objetivo de divulgar as belezas naturais e a diversidade da fauna, flora e ecossistema da região, a FMC Agricultural Solutions e o Ministério da Cultura lançam o livro “Olhos do Pantanal”. O título é parte integrante do projeto “Publicação de Livros Fotográficos – Pantanal, Mata Atlântica e Pampas”, do Pronac, nº 1410573 – aprovado na Lei Nacional de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.


O projeto – que retrata parte da grandeza deste bioma – teve início em abril e foi finalizado em dezembro de 2016. Liderado pelo fotógrafo Tiago Marcelino, o roteiro escolhido foi o da MT-060, também conhecida por rodovia Transpantaneira. Este trajeto liga a cidade de Poconé-MT ao distrito de Porto Jofre e possui 140 km de chão de terra e 125 pontes de madeira. Uma curiosidade é que entre a seca e a época chuvosa, as paisagens do Pantanal são bem distintas. Os tons pardos e ressecados dão lugar a uma explosão de cores e vida.


“Ao todo foram tiradas 10.228 fotos e o livro possui 252. Não conhecia o Pantanal e todas as experiências que vivenciei foram marcantes. Algo que me impressionou foi a hospitalidade do pantaneiro e o amor que eles tem pela região. Devemos preservar e proteger essa região, um dos únicos lugares do mundo onde é possível encontrar uma diversidade tão rica de espécies”, conta Tiago.


Para o Vice Presidente FMC América Latina, Ronaldo Pereira, o Pantanal é bem mais do que os 250 km² de área e sua imensidão não pode ser calculada pelo tamanho e sim pelo seu valor. “Por onde quer que olhamos, a vida se faz presente em uma mistura de cores e movimentos. É uma honra para a FMC fazer parte desse projeto que divulga e enaltece um dos maiores biomas do nosso planeta. Agradeço ao Tiago pelo fantástico trabalho fotográfico e espero que o livro alcance o maior número de pessoas possíveis para que, assim como eu, se encantem pelas belas imagens retratadas”, ressalta.


A distribuição é gratuita e está sendo direcionada a bibliotecas públicas e centros de cultura. O livro está disponível para apreciação e download no link:
https://www.fmcagricola.com.br/portal/manuais/olhos_do_pantanal/index.html

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.