Livro e DVD sobre consumo sustentável serão lançados no 5º Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

Por: Cibele Aguiar


Chegou a vez do consumidor brasileiro também conhecer as vantagens de se
adquirir um café diferenciado pela qualidade e sustentabilidade da produção e de
como este consumo pode influenciar o meio ambiente e a vida de pequenos e médios
cafeicultores. Lançada em Londres no início de 2006, a versão em português da
publicação “Do grão a xícara : como a escolha do consumidor afeta cafeicultores
e meio ambiente”, e do documentário “Just Coffee”, serão lançados no 5º Simpósio
de Pesquisas dos Cafés do Brasil, no dia oito de maio, em Águas de Lindóia
(SP).


A edição em português foi revisada e atualizada por pesquisadores do centro
de Café ‘Alcides Carvalho’, do Instituto Agronômico (IAC), com recursos do
Instituto Internacional para Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED) e do
Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café). O
lançamento será apresentado pela gerente de informação do Instituto Brasileiro
de Defesa do Consumidor, Lisa Gunn, logo depois do primeiro painel em debate no
Simpósio: “Sustentabilidade na Cafeicultura”.


O livro e o documentário refletem o reconhecimento de que existe
diferenciação nos cafés certificados, com o aumento da qualidade de vida no meio
rural e de efetivos benefícios ao meio ambiente e à economia de muitos países em
desenvolvimento, como o Brasil. Trata-se de uma iniciativa inédita dos
consumidores e sugere que governos, varejistas e indústrias de café apóiem a
demanda crescente para cafés certificados, como Fair Trade, Orgânico, Rainforest
Alliance e Utz Kapeh.


Neste contexto, também é valorizado o programa de Produção Integrada de Café
(PIC), desenvolvido no âmbito do CBP&D/Café, e a iniciativa 4C (Código Comum
para a Comunidade Cafeeira), por congregarem os mesmos princípios de
sustentabilidade. A demanda anunciada pelos consumidores reforça a importância
de novos estudos sobre a produção e análise de mercados de cafés sustentáveis,
como ação estratégica para a competitividade do sistema agroindustrial
brasileiro.


Conteúdo e orientação


O livro e o documentário “Just Coffee” são resultados do estudo que
representantes da Consumers Internation fizeram em visita ao Brasil em outubro
de 2005, em parceria com o IDEC e o Centro de Café Alcides Carvalho, do IAC. A
edição brasileira reforça o projeto que está sendo vinculado em todo o mundo e
recebe o apoio de mais de 230 organizações de consumidores, representados pela
Consumers International, em 113 países. Além da produção brasileira, o estudo
apresenta uma análise da produção de cafés no Vietnã e o consumo em quatro
grandes mercados: Estados Unidos, Dinamarca, Finlândia e Portugal.


Na primeira fase do projeto, os pesquisadores do IAC, Flávia Maria de Melo
Bliska, Gérson da Silva Giomo e Sérgio Parreiras Pereira, visitaram 28 fazendas
do Sul e Cerrado de Minas Gerais e da região da Mogiana em São Paulo, destacando
suas iniciativas para a diferenciação de seus produtos. A maioria das fazendas
visitadas dispõe de certificações internacionais como Rainforest Alliance, Utz
Kapeh, Fairtrade Foundation, Brazil Specialty Coffee Association (BSCA), e
ainda, cafés orgânicos, com ISO 14000, ISO 9000, entre outros códigos de
conduta.


Intitulado “O que está por trás do preço do café”, o projeto brasileiro visa
aproximar o consumidor da realidade de produção de cafés diferenciados. Segundo
o pesquisador Sérgio Pereira (IAC), no momento em que o Brasil empenha esforços
para se diferenciar no mercado internacional como produtor de cafés de
qualidade, aliado a uma produção ambientalmente correta e com padrões éticos, o
apoio de organizações que representam o consumidor vem fortalecer a idéia de que
o futuro da cafeicultura está na busca pela sustentabilidade.


O documentário traz um perfil das propriedades cafeeiras no Brasil que
optaram pela certificação sustentável e apresenta uma análise das iniciativas de
quatro fazendas do Sul de Minas, visitadas pelo grupo internacional, Fazenda
Ipanema (Alfenas), Fazenda Sete Cachoeiras (Três Pontas), Fazenda São Gabriel
(Machado) e a Associação de Pequenos Produtores de Poço Fundo.


Diferenciado pelo consumidor


O documentário ajuda a esclarecer o consumidor sobre a influência da sua
escolha em toda a cadeia do agronegócio café e reforça a idéia de que devem ser
intensificadas as campanhas educativas sobre os motivos que levam à
diferenciação no preço e sobre os benefícios de apoiar o mercado de cafés
sustentáveis. A orientação à indústria de café aponta que deve estar atenta ao
segmento de cafés que adotam práticas sociais e ambientais responsáveis, para
aumentar a visibilidade e a quantidade de cafés certificados. A idéia é
influenciar padrões de consumo com esperado crescimento da demanda por produtos
desse segmento.


A boa notícia é que nos últimos anos as iniciativas sustentáveis ganharam
visibilidade, destacadas principalmente no mercado de café orgânico e comércio
justo, com incentivos à formação de associações de pequenos produtores, com
efetiva melhoria na qualidade de vida dessas comunidades. Além disso,
independente do sistema, tem havido no Brasil importantes benefícios ambientais
associados aos principais tipos de certificação, com o uso reduzido de
agroquímicos, incentivos à restauração da vegetação nativa e melhoria gradativa
do padrão de vida dos trabalhadores.



Cibele Aguiar
Embrapa Café
www.embrapa.br/cafe
cibele@sapc.embrapa.br

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