Linha que proporciona até 15% de aumento de produtividade é destaque da BASF no Show Rural Coopavel 2007

Por: 02/02/2007 04:02:05 - Agro Agenda

A BASF, uma das principais fabricantes de defensivos agrícolas do País, apresentará para os visitantes do Show Rural Coopavel 2007 – mostra que abre o calendário das grandes feiras de negócios agrícolas do País (de 05 a 09 de fevereiro, em Cascavel/PR) – os resultados obtidos em campo com o uso dos produtos da Linha F500, composta pelos produtos Opera, Comet e Cabrio Top.

Fruto da parceria de sua equipe mundial de cientistas com universidades e entidades de pesquisa, entre elas a ESALQ/USP, UNESP – Botucatu/SP e UFP – Passo Fundo/RS, a pesquisa com estes produtos proporcionaram aumento médio de 10% a 15% da produtividade, bem como na qualidade das lavouras, resultando em plantas mais saudáveis, com folhas mais verdes e maior potencial produtivo.


Para mostrar esses resultados ao público do Show Rural, a empresa preparou estações com os nomes das principais rotas do Efeito Fisiológico F500 nas plantas, onde acontecerão palestras dinâmicas e didáticas.


A parte prática fica por conta da apresentação dos resultados de alta produtividade registrados em 2006 em mais de 450 áreas comerciais, que indicaram produtividade média de soja superior em 4 a 5 sacas por hectare, com Opera, se comparada com os principais fungicidas concorrentes.


“Além do controle eficaz das doenças no campo, os produtores rurais já vinham constatando ganhos adicionais na produção com o uso dos produtos da Linha F500 da BASF, como o Opera, o Comet e o Cabrio Top. Agora conseguimos mensurar os resultados fisiológicos efetivos na lavoura”, destaca Fábio Dias, gerente de Cultura Soja da BASF.


Outra novidade da BASF para o Show Rural Coopavel 2007 serão as áreas demonstrativas com tratamento de sementes utilizando o Standak, um dos mais eficazes inseticidas utilizados em soja, arroz, feijão, cevada, trigo, milho e pastagem. O produto atua, principalmente, na prevenção e controle de diversas pragas, proporcionando ótimos resultados no stand das lavouras.


“Para a empresa, o segmento de tratamento de sementes é um dos que possui maior potencial de crescimento no Brasil, o que justifica os investimentos realizados nos últimos anos”, ressalta o gerente de tratamento de sementes Oswaldo Marques.


Outra atração que a BASF levará para o evento são as Unidades de Monitoramento e Detecção de Doenças da Soja da BASF, o MINILAB. Neles, os visitantes poderão conhecer os mecanismos de identificação e controle da ferrugem e outras doenças da soja.


No MINILAB, o produtor tem acesso ao diagnóstico rápido e correto da situação da sua lavoura, recebendo as orientações corretas de um técnico especializado para prevenir, detectar e combater com eficácia a ferrugem asiática e outras doenças da soja.


Durante o evento, técnicos da BASF estarão à disposição dos produtores para fornecer todas as informações necessárias para aumentar significativamente a produtividade em suas culturas. Também responderão as dúvidas que os produtores presentes tenham sobre doenças da planta e técnicas adequadas para o controle de pragas, bem como detalhes sobre o portfólio de produtos BASF, composto por fungicidas, herbicidas e inseticidas de alta performance.


O que é e como funciona o Efeito Fisiológico


O Efeito Fisiológico do F500 é a combinação de processos benéficos dentro da planta que resultam no aumento da fotossíntese líquida e da atividade da enzima nitrato-redutase, além da diminuição da síntese do etileno. Todos esses fatores reunidos contribuem para o aumento da produtividade e qualidade das lavouras.


A fotossíntese é o processo pelo qual a planta produz a energia necessária para seu desenvolvimento a partir da energia solar. Parte dessa energia é consumida por meio da respiração da planta. Quanto maior o saldo, ou seja, a fotossíntese líquida, maior o acúmulo de energia na planta, promovendo seu desenvolvimento. Na pesquisa do Prof. Dr. Durval Dourado Neto – ESALQ/USP, foi comprovado que com duas aplicações de Opera, fungicida que combate a ferrugem da soja, ocorre um aumento de cerca de 30% na fotossíntese líquida.


Constatou-se também que o F500 é capaz de aumentar a atividade da enzima nitrato-redutase, levando a maior quantidade de NO2 (nitrito) produzido e, portanto, resultando em maior produção de proteína. Na mesma pesquisa, observou-se que após duas aplicações do produto Opera, a atividade da enzima nitrato-redutase é quase oito vezes maior do que quando não é utilizado o produto.


Outro efeito promovido pelo F500 é a redução da síntese de etileno, o que diminui a queda antecipada das folhas, proporcionando uma atividade foliar mais prolongada. Nos estudos da ESALQ verificou-se que os níveis de etileno, após duas aplicações de Opera, chegam próximos à zero, após 3 e 24 horas.


Resultados comprovados pela BASF em outros países também mostraram a eficácia do Opera. Nos EUA foram observados ganhos de 10 a 18% na produtividade em lavouras de soja com o uso do Opera. Na Argentina também se verificou um ganho significativo de produtividade.


A Família F500 da BASF é composta por produtos de alta qualidade, como o Opera, defensivo diferenciado que combate com eficácia a ferrugem da soja, além de outras doenças também nas lavouras de milho, trigo, café e amendoim. Entre os produtos da Família F500 também estão o Comet e o Cabrio Top, produtos utilizados nas culturas de algodão, feijão e hortifruti.


“O F500 é a assinatura que representa o que há de mais moderno em termos de controle de doenças em plantas causadas por fungos, destacando pelo grande número de cultivos registrados, sendo mais de 60 em todo o mundo. No Brasil, o F500 originou três produtos comerciais, sendo um dos mais conhecidos, o Opera para a cultura da soja”, completa o gerente da BASF, Fábio Dias.


Opera, solução para a ferrugem da soja
Com ação sistêmica, o Opera está revolucionando as técnicas de controle das doenças que atacam a cultura da soja durante todo o ciclo da planta, especialmente a ferrugem asiática. O fungicida, produzido com exclusividade pela BASF, proporciona alta produtividade e maior rentabilidade.


Suas principais características são: o controle eficaz das principais doenças foliares da soja, efeito protetor e curativo na planta, fórmula exclusiva, longo período de controle, amplo espectro de ação, controlando inclusive doenças de final de ciclo, como resultado o produtor terá alta produtividade e maior lucratividade.


Esses resultados são tão expressivos que o Ministério da Agricultura (MAPA) aprovou, em 02/06/2006, a inclusão dos efeitos fisiológicos na bula do produto Opera, evidenciando a importância do F500, com a seguinte inscrição: “utilizando Opera nas doses recomendadas podem ocorrer efeitos fisiológicos positivos na fisiologia das plantas, como o incremento da produtividade ou a qualidade do produto final.”


Áreas demonstrativas de soja e feijão


Outra atração da BASF na feira são as áreas demonstrativas de plantio com soja e feijão, montadas para que os visitantes possam avaliar os resultados positivos obtidos com a aplicação correta dos defensivos específicos para cada cultura.


Já para a cultura do feijão, a BASF levará o Comet. Fungicida sistêmico local que proporciona uma ação rápida e prolongada no controle da antracnose, da mancha angular e da ferrugem, foi o primeiro fungicida lançado com a tecnologia F500.


Serviço gratuito em todo o Brasil
Além de estar no Show Rural, 450 Unidades de Monitoramento e Detecção estão a disposição dos produtores, desde novembro de 2005, nos distribuidores BASF (revendas e cooperativas associadas), por todo o Brasil. No Estado do Paraná, são 115 MINILABs disponíveis para o atendimento aos sojicultores.


Para o produtor localizar o MINILAB mais próximo da sua propriedade, basta acessar o site www.agro.basf.com.br ou entrar em contato pelo telefone 0800-0192-500. O serviço de detecção da ferrugem é gratuito.


Fonte: CL-A Comunicações / Paulo Damião / Paulo Tunin / Elídio Okano

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.