J.B. Matiello e M. Jordão Filho – Engºs . Agrºs. Fundação Procafé e Lucas Ubiali, Leandro Andrade e Eduardo Lima – Engs Agrs Estagiários Fundação Procafé, Fda Exp. de Franca-SP
Observações de campo mostram, em algumas lavouras de café, a presença de lesões escuras no pecíolo de folhas dos cafeeiros (ver figura 1). Técnicos e produtores têm indagado sobre a natureza dessas lesões, sobre qual seria a causa delas. Alguns suspeitam de eventual ataque de patógenos (fungos ou bactérias).
Os conhecimentos adquiridos, através da observação de ocorrências semelhantes no passado, e as verificações recentes indicam que a origem dessas lesões escuras nos pecíolos de folhas de cafeeiros está ligada à deposição e queima dos tecidos pelo frio intenso. Não por acaso, essas lesões, estranhas a muitos, apareceram após ocorrência de geadas fracas, do início de julho/21, e coincidindo sua constatação nas regiões da Mogiana-SP e Sul de Minas, onde o frio foi mais presente.
Verifica-se que as manchas negras no pecíolo das folhas se apresentam, com maior frequência, em ramos laterais situados na parte média e baixa das plantas. Elas ocorrem apenas na parte superior e mais côncava do pecíolo. Além disso, elas aparecem em alguns ramos e em alguns pecíolos, parecendo de maior ocorrência naqueles pecíolos localizados de forma mais horizontal, ou seja, naqueles onde a deposição de ar frio fica mais represada.
Observa-se, também, que, apesar das folhas apresentarem essas lesões ou manchas nos pecíolos, elas permanecem verdes, indicando que as lesões ficam mais superficiais e, assim, não interrompem o fluxo de seiva para as folhas. Observou-se, ainda, que mesmo 2 meses após à constatação das lesões, elas permanecem com as mesmas dimensões (figura 2), sem evolução, e as folhas, de forma semelhante, permanecem verdes. A figura 3 mostra, em corte do pecíolo, que as lesões ficam restritas à parte superior dos tecidos.
Não se sabe exatamente porque ocorre a queima no pecíolo e não na folha. Suspeita-se que possa haver dois fatores ligados a isso. O primeiro seria pela formação de frio nas folhas e logo ele escorrendo e se depositando junto ao pecíolo. O segundo seria uma maior susceptibilidade ao frio dos tecidos do pecíolo.
A presente nota técnica tem o objetivo de esclarecer, aos técnicos e produtores, sobre a real causa das manchas escuras ou queima de pecíolos de folhas de cafeeiros, oriundas por efeito de deposição de frio.