27/05/2009 – Os cerca de 3 mil animais que participarão da 49ª Exposição Estadual Agropecuária começaram a chegar nessa segunda-feira (25) ao Parque de Exposições da Gameleira, onde são esperados cerca de 700 criadores de Minas Gerais e de outros dez estados brasileiros. As expectativas são grandes para o início da Exposição Agropecuária, que abre a programação da Superagro 2009, de 27 de maio a 7 de junho, no Complexo Parque da Gameleira/Expominas, em Belo Horizonte.
Uma das novidades este ano é a divisão da Exposição em dois turnos para abrigar mais animais e proporcionar maior comodidade os visitantes. Um entre 27 e 31 de maio e o outro entre 3 e 7 de junho. Segundo o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto, a expectativa é que esta divisão em dois períodos também possa atender melhor ao criador, o qual terá maior liberdade para mostrar os animais de qualidade além de realizar bons negócios durante o evento.
Nesta quarta-feira (27), a partir das 8 horas da manhã, o parque estará aberto para visitação e os ingressos custam R$ 6. Na programação desta quarta (27), além dos julgamentos das raças mangalarga e mangalarga marchador, estão previstos os leilões das raças girolando e mangalarga. O 1º Leilão Girolando Especial da Superagro 2009 será realizado no Pavilhão Expominas, às 20 horas, com o pregão de 160 animais. Já o leilão do mangalarga será às 20 horas, no Pavilhão Redondo, com cerca de 30 exemplares colocados à venda.
Para Rodrigues Neto, a expectativa aponta para a realização de bons negócios consumados durante o evento, visando tanto a satisfação dos expositores quanto do público que visitará o Complexo Parque da Gameleira/Expominas. “Esperamos que a feira como um todo se mantenha como uma fomentadora de negócios para o agronegócio mineiro”, destacou o diretor-geral.
Também nesta quarta-feira (27) serão realizadas duas conferências dentro do Ciclo de Palestras em Ciências Veterinárias e Zootécnicas. Às 17 horas o tema abordado será a “Seleção Genética por Marcadores Moleculares” e às 19 horas o assunto será a “Utilização de Farelo de Algodão na Alimentação de Ruminantes”, ambas ainda com inscrições abertas.
Tabapuã
Neste ano, durante a Exposição Estadual as novidades serão a estréia da raça tabapuã, o Concurso Leiteiro Nacional do Guzerá, três exposições de âmbito nacional (guzerá, pardo-suíço e jumento pêga), além da minifazenda, que é destinada para estreitar os laços entre as crianças e o agronegócio, realizada desde 2005, na primeira edição do evento.
Com a divisão da exposição nos dois turnos, entre 27 de maio e 7 de junho, o Parque da Gameleira receberá animais das principais raças leiteiras, representadas pelo gir leiteiro, girolando, pardo-suíço, jersey e holandês. No segmento de corte os criadores levarão exemplares de brahman, tabapuã, nelore e guzerá.
No caso dos equídeos a presença será reforçada pelo mangalarga marchador, mangalarga, pampa, campolina, árabe, jumento pêga e pônei. Além dessas raças, estarão presentes também os búfalos, caprinos e ovinos. São cerca de 3 mil animais que vão participar dos julgamentos e cerca de 600 animais destinados aos leilões na programação da Superagro 2009.
Superagro 2009
Além da tradicional Exposição Estadual Agropecuária, que realiza sua 49ª edição, a Superagro terá também o Congresso Brasileiro de Florestas, o Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, o Congresso Mineiro de Apicultura e o Encontro Mineiro de Lideranças da Fruticultura. E ainda, na programação, a 12ª Expocachaça.
A Superagro será realizada no complexo Parque da Gameleira / Expominas, de 27 de maio a 7 de junho. A promoção é do Governo de Minas – por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e do Sebrae Minas.
Mais informações: