Brasília, 1 – Participantes do leilão de opção de venda de café com vencimento em novembro exerceram 837 mil sacas do produto, do total de 1 milhão ofertado, informou hoje o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone. Ele disse que aguarda para amanhã os números finais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) relativos ao volume de café físico depositado nos armazéns credenciados pela estatal.
Bertone afirmou que nenhum participante do leilão ficou sem entregar café por causa de filas, ontem, quando o prazo para apresentação do produto venceu. Apenas em Varginha (MG), segundo ele, houve fila de caminhões, mas os veículos entraram nos armazéns, e o descarregamento foi feito hoje.
O secretário disse que o governo começará a pagar pelo café na próxima semana. Segundo Bertone, em relação a alguns ainda falta conferir se o produto está condizente com as especificações do edital. Até agora, 400 mil sacas de café foram inspecionadas.
A classificação pode ser feita até o dia 9. O governo tem até o dia 15 para fazer o pagamento. Até receberem o dinheiro, os participantes podem ainda desistir do seu direito de venda.