São Paulo, 06 – A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) realizará de 12 a 19 de janeiro o leilão dos 11 lotes finalistas do 12º Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café, selecionados a partir dos certames estaduais realizados no Paraná, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Ao todo, são 54 sacas de grãos da variedade arábica disponíveis nas três categorias do concurso: Cafés Naturais, Cafés Cereja Descascados e Microlote.
Duas novidades marcaram esta 12ª edição do concurso: a avaliação dos lotes quanto à Sustentabilidade das propriedades rurais e suas Boas Práticas de Produção, e a avaliação, inédita, feita por Júris Populares nos cinco Estados participantes, incorporando, assim, a opinião dos consumidores nas notas finais desses cafés premiados.
“As empresas têm à disposição lotes excepcionais, e poderão adquiri-los no leilão, valorizando ainda mais suas marcas com um marketing de qualidade e diferenciado”, diz em comunicado Ricardo de Sousa Silveira, presidente em exercício da Abic.
Regras
O lance mínimo aceito no leilão será 50% acima da cotação da BMF/Bovespa do dia 11 de janeiro. O pregão é aberto a torrefações, cafeterias e pessoas jurídicas de todo o País, que deverão preencher a Ficha de Lance Comprador onde declaram o compromisso, por escrito, de adquirir os lotes pelos quais farão ofertas no leilão. Essa Ficha de Lance Comprador pode ser acessada no site da entidade e enviada por e-mail, com assinatura digital, ou por correio, com assinatura original. Os lances poderão ser dados presencialmente, na sede da Abic, no Rio de Janeiro, ou via internet, para o e-mail cristiane@abic.com.br, durante os dias do leilão, até as 17h do dia 19 de janeiro.
Todos os cafés serão posteriormente industrializados e chegarão aos supermercados e lojas gourmet em meados de abril, compondo a 12ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil.
Fonte: Q10/Estadão Conteúdo