Lavazza – Gigante italiana do café chega a SP para investir US$ 48 mi até 2010

Data Publicação: 19/04/08

23 de abril de 2008 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: FOLHA DE S. PAULO

Após comprar empresa no Rio, a Lavazza adquiriu ontem a Café Terra Brasil


MAURO ZAFALON DA REDAÇÃO


A Lavazza, líder no setor de café na Itália e a sexta maior torrefadora do mundo, acaba de colocar os pés em São Paulo. A italiana consolidou, ontem, a compra da Café Terra Brasil, empresa nacional especializada em café expresso de alta qualidade.


Após passar os últimos anos analisando o mercado brasileiro, a Lavazza começa a definir e a incrementar seu projeto de participação no país. No início do ano, a empresa já havia comprado a Café Grão Nobre Ltda., com atuação no Rio de Janeiro.


“Nosso projeto não acaba por aqui”, diz o diretor da Lavazza no Brasil, Massimo Locatelli. Com 30 milhões (US$ 48 milhões) para investir até 2010, a empresa não descarta a compra de novas empresas em outras praças e define, ainda neste ano, os detalhes finais da fábrica -a primeira fora da Itália- que montará no Brasil. “Uma vez consolidados os mercados do Rio de Janeiro e de São Paulo, temos espaços para outros”, afirma.


Apesar de definir o volume de investimentos no país, a Lavazza não informou quanto pagou pelas duas empresas.


Por ora, o foco da multinacional italiana será o fornecimento de café fora do lar, ou seja, em escritórios, bares, restaurantes e hotéis. “É um setor que tem muita carência e onde cresce a participação do café expresso”, diz Locatelli.


Segundo ele, o fornecimento de café para o lar já é ocupado por grandes empresas e se volta mais para o volume do que para a qualidade do produto.


Linha completa


Com processamento de 2,2 milhões de sacas de café por ano na Itália, dos quais 1 milhão sai do Brasil, a Lavazza pretende ter uma linha completa de produtos na indústria brasileira: café em grão, moído e, principalmente, as cápsulas, a nova tendência mundial de produção de café expresso.


As empresas adquiridas têm nome forte no mercado, na avaliação de Locatelli, mas aos poucos vão ser integradas ao grupo Lavazza. O objetivo da Lavazza é ter uma linha completa de produtos e ser reconhecida como uma referência no setor de café expresso.


Assim como ocorreu na compra da Grão Nobre, em que a família Santos permanece na empresa, Monica Leonardi, ex-proprietária da Café Terra Brasil, continuará na empresa.


Aprendizado


Apesar de já ter colocado os pés no mercado brasileiro, a italiana diz que vai continuar “aprendendo” no Brasil. Isso porque o próximo passo pode ser trazer uma rede de cafeteria própria ao país. Locatelli vê necessidade dessa rede até para expor mais a marca no país.


A Lavazza está investimento no Brasil porque julga ser esse um mercado importante. Além de ser o maior produtor mundial de café, o país é o segundo maior consumidor. No plano industrial, além da produção de cafés para o mercado interno, a empresa vê possibilidade de exportações

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