03/06/2010 – 12:14
Responsável pelo planejamento visual das últimas três edições do Festival do Café, a Zada Criação & Design mais uma vez marca presença no evento, organizado pela Backstage. A empresa assina a cenografia da coletiva de lançamento do festival, que acontece no dia 7 de junho (segunda-feira), às 10 horas, no Centro Cultural Light, no Rio de Janeiro. Para o projeto de ambientação da coletiva, a Zada optou por levar algumas peças de sinalização que usará durante o evento, que movimentará o interior do estado entre os dias 23 de julho e 1º de agosto.
No lançamento, estarão presentes a Secretária de Cultura Adriana Rattes, a Secretária de Turismo Marcia Lins, o Superintendente de Relações Institucionais e Ouvidoria da Light Eduardo Camilo, o Diretor do Instituto Light Oscar Guerra, a idealizadora do Festival Cristina Braga e o diretor artístico Turíbio Santos, a fundadora do Preservale, Sônia Mattos, e o diretor da Backstage, Nelson Drucker.
Este ano o Festival Vale do Café chega a sua oitava edição. Durante dez dias, a região que compreende as cidades de Vassouras, Valença, Rio das Flores, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Mendes, Barra do Piraí, Piraí, Pinheiral, Volta Redonda e Barra Mansa recebe uma programação que inclui palestras, cursos, manifestações populares, shows e concertos em igrejas, casarões, praças e fazendas históricas, tendo como fonte de inspiração o belo Vale do Paraíba.
O objetivo principal do trabalho da Zada é criar uma cenografia que se relacione com as características naturais e simbólicas da região do Vale do Café. Para isso, utiliza elementos construídos em madeira e ferro, principalmente, para caracterizar as fazendas históricas, palcos e sinalizações pelas cidades dentro do contexto estético do Festival.