O ato simbólico marca o início da colheita do café em todo o estado de São Paulo com a presença de cafeicultores, membros da Câmara Setorial do café, representantes de cooperativas e o secretário de estado de agricultura, João Sampaio. Durante o evento nesta terça-feira (05/06) a partir das 9h, além da colheita, teremos a apresentação de números da safra e ações em prol da qualidade desenvolvidas durante os meses da colheita.
O cafezal remanescente localiza-se bem atrás do prédio do Detran no coração da capital paulista na Vila Mariana, dentro do Instituto Biológico, órgão da Secretaria, que nasceu há 80 anos como instituto de pesquisa para debelação da praga cafeeira, então a principal cultura agrícola do país. Segundo maior produtor de café arábica e em terceira posição no ranking nacional quando se considera o plantio de robusta, o café ocupa em São Paulo 223,40 mil hectares conforme dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA). Mais que a produção, São Paulo investe na qualidade do café aqui cultivado.
O ato trata do lançamento da Campanha Sabor da Colheita 2007, por meio da qual o governo paulista, com o apoio de cooperativas e das entidades que representam os setores da produção realiza uma série de ações pela qualidade do café produzido, são cursos e palestras para o manejo desde a colheita, a secagem e armazenamento dos grãos. Neste período também são realizados os concursos regionais de qualidade, que terminam em outubro com o Concurso Estadual dos Melhores cafés de São Paulo.
Com todo o aparato necessário, como óculos de proteção, luvas, chapéu, avental, peneiras e balaios, autoridades e convidados farão a colheita seletiva, retirando com as mãos apenas os grãos bem amadurecidos, que resultam em melhor qualidade. A safra do Instituto Biológico – 1.305 pés de café arábica, plantados em uma área de 10 mil m2 – deverá render 8 sacas, cerca de 500 kg, que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, presidido por Mônica Serra.
Estarão presentes, além do secretário João Sampaio, o presidente da Câmara Setorial do café, Nathan Herszkowicz, o coordenador do Concurso Estadual de Qualidade da Câmara Setorial do café, Eduardo Carvalhaes, Luiz Hafers, cafeicultor e presidente da Associação Paranaense dos Cafeicultores.
Após a colheita “simbólica”, serão servidos cafés preparados por baristas do Centro de Preparação de café de São Paulo.
SETOR – Reunindo as indústrias líderes do setor de torrefação, o Estado de São Paulo responde por 43% da produção nacional de café torrado e moído, ou, por 6,7 milhões de sacas do total industrializado em 2005, de 15,54 milhões de sacas.
São Paulo é o maior Estado consumidor de café do país. São 5,3 quilos de café torrado e moído por habitante/ano, o que dá 85 litros por pessoa/ano. Comparativamente, o consumo per capita em 2006 no Brasil foi de 4,27 kg de café torrado, quase 70 litros para cada brasileiro, registrando uma evolução de 3,9% em relação a 2005 (4,11 kg). A maior região consumidora, por sua vez, é a Grande São Paulo: 100 litros por hab./ano ou 6 quilos/ha./ano.
Serviço:
. Lançamento da Campanha Sabor da Colheita do café 2007
. Dia: 05 de Junho de 2007 – terça-feira
. Período: das 9h30 às 11h00
. Local: Cafezal do Instituto Biológico
. Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana – São Paulo/Capital