Lagartas: São pragas que aparecem devido a desequilíbrio na população de inimigos naturais provocado por fatores climáticos ou mau uso de defensivos agrícolas. O prejuízo causado pelas lagartas é o dcsfolhamento da planta, por apresentarem grande voracidade. O controle mais eficiente das lagartas é através de piretróides sintéticos em pulverização foliar.
Lagarta Eacles
Lagarta Automeris
LAGARTA DOS CAFEZAIS
(Eacles imperialis magnifica )
Família: Saturniidae
Longevidade:
Postura: 250
Os adultos são mariposas amarelas com muitos pontos escuros nas asas, cortadas por duas faixas de cor violácea escura.As fêmeas são maiores (135 mm de envergadora) que os machos e colocam ovos, de coloração amarelada, em grupos. As lagartas apresentam coloração geral verde quando recém-nascidas, tornando-se amarelo-alaranjadas, marrons ou de outras cores. Podem atingir 80 a 100 mm de comprimento.
Perdas e Danos
As lagartas consomem a folhagem e os brotos do cafeeiro. As perdas no rendimento variam conforme a população incidente da praga.
Medidas de controle
1) aplicação de Bacillus thuringiensis, no início do ataque da praga tem demonstrado resultados satisfatórios;
2) pulverização com inseticidas recomendados.
LAGARTA URTICANTE
Lonomia circumstans
Ordem:
Família:
Longevidade:
Os adultos são mariposas, as fêmeas são de coloração cinza com 60 mm de envergadura, os machos apresentam cor marrom avermelhada e medem 50 mm de envergadura. Os ovos são esverdeados.
As lagartas são escuras, urticantes, e com inúmeros prolongamentos em todo o corpo. Geralmente ficam agrupadas na base das plantas durante o dia.
Perdas e Danos
Alimenta-se das folhas do cafeeiro, sendo que cada lagarta pode consumir 600 cm² de área foliar, destruindo as folhas e brotos, principalmente, na parte superior da planta. Podem causar queimaduras em homens e animais.
Medidas de controle
1) a lagarta é parasitada por taquinídeos do gênero Hemisturmia e por braconídeos do gênero Apanteles;
2) controle químico com inseticidas.
Fonte: Tulha agroinformações – www.tulha.com.br