Ladrões invadem duas fazendas para furtar café em Vargem Grande do Sul

Duas fazendas de café foram invadidas nos últimos dois dias em Vargem Grande do Sul (SP). A polícia suspeita de uma quadrilha especializada e os fazendeiros tiveram um prejuízo de mais de 200 sacas.

Quadrilha invade fazendas de cafe da zona rural deVargem Grande do Sul (Foto: Reprodução EPTV)


Segundo informações da Polícia Civil, em um dos crimes, pelo menos seis homens armados entraram na propriedade e renderam os funcionários que moram no local. Não havia no estoque café pronto para comercialização e, com a ajuda de um funcionário, os invasores passaram a noite secando e limpando o café e acabaram levando o produto.


Na outra ação, criminosos chegaram em uma pick-up e mantiveram 11 pessoas refénsdurante oito horas. “Eles gritavam ‘perdeu, perdeu, queremos dinheiro e café’”, contou uma das vítimas.


Enquanto 10 ladrões procuravam dinheiro nas casas da propriedade rural, dois criminosos armados ficaram responsáveis por monitorar os reféns e diziam que, se todos ficassem quietos, ninguém sairia ferido.


Depois de revirarem as casas, eles passaram a recolher 87 sacas de café e, para a fuga, levaram um Fiat Uno, um Gol, uma EcoSport e uma moto das vítimas.


Aqui não passa polícia. Faz muitos anos que eu não vejo a polícia passar por aqui”


Vítima de assalto


Um dos veículos foi encontrado em uma área rural do município de Santo Antônio do Jardim e a pick-up usada pela quadrilha também foi localizada, mas nenhum suspeito foi encontrado.


“Aqui não passa polícia. Faz muitos anos que eu não vejo a polícia passar por aqui, só vem quando acontecem as coisas mesmo”, relatou um dos funcionários, que preferiu não se identificar.


Atrativos
As fazendas produtoras de café são alvos dos bandidos porque, na época de safra, as sacas ficam armazenadas antes da venda. A máquina usada para a colheita também atrai os assaltantes


Recentemente, uma fazenda de São João da Boa Vista também foi assaltada. “Eles esperam cair a noite. A gente tranca todos os barracões, casa, tudo. Eles levam o que conseguem e vão embora. Estamos sem segurança”, desabafou uma vítima.


Polícia Militar
O subcomandante da Polícia Militar, major Renato Nery Machado, afirma que é feito o patrulhamento preventivo na zona rural.


“O nosso policiamento preventivo gerou uma redução dos crimes na área rural por um bom período de tempo. Temos uma área rural muito extensa e, se não tivermos uma participação efetiva dessa comunidade, vai ficar muito difícil conseguirmos uma solução com mais efetividade”.


Fonte: g1.globo.com

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.