30-05-2013 10:56
Fórum
Cela – Os cafeicultores devem relançar a produção de café nas fazendas existentes na província do Kwanza Sul, tendo em conta a importância desta cultura no desenvolvimento da região, afirmou hoje, no Wako Kungo, o empresário e produtor de café José Ventura.
Em declarações à Angop, a propósito do “Fórum do Sector Produtivo e Empresarial”, que arranca nesta sexta-feira, numa promoção do governo provincial do Kwanza Sul, José Ventura lembrou que nas décadas 60 e 70 a região foi uma da maior produtora de café a nível do país com cerca de 50 porcento do total da produção e contribuiu na construção de infra-estruturas sociais e económicas.
Segundo o empresário e produtor de café, actualmente a produção está muito reduzida em relação ao período anterior, por isso há a necessidade dos pequenos e médios produtores de café na província organizarem-se em associações e cooperativas, aderindo aos programas do Executivo que visam o relançamento da produção do café na região.
De acordo com o produtor, a política que o Ministério da Agricultura tem vindo a desenvolver está contribuir na promoção do fomento da produção do café, acrescentando que o problema reside no financiamento dos bancos, que exigem várias garantias que muitos produtores não possuem.
“É necessário que as estruturas de direito trabalhem com os bancos no sentido de se ultrapassar a situação”, frisou José Ventura.
Lembrou que o Kwanza Sul possui o café (Amboim), o mais procurado no mercado nacional.
Segundo afirmou, a realização do fórum do sector produtivo e empresarial na província deve servir de um passo ou incentivo aos produtores do café para que possam alargar a produção para que nos próximos anos as quantidades de café e de outros produtos agrícolas possam aumentar.
A nível da província do existem mais de 50 produtores de café licenciados.
Participarão no fórum ministros, secretários de Estado, embaixadores acreditados em Angola, membros do executivo da província do Kwanza Sul, administradores municipais do Kwanza Sul, governadores das províncias vizinhas e convidados.