PARIS, 21 de junho (Reuters) – A segunda maior empresa mundial de alimentos, a Kraft Foods Inc. , atacou nesta quarta-feira barreiras comerciais impostas pelos Estados Unidos e pela União Européia que aumentaram os preços do açúcar e de outras commodities. O presidente-executivo da Kraft, Roger Deromedi, afirmou, em uma conferência sobre alimentos em Paris, que restrições comerciais forçaram a empresa a pagar duas a três vezes mais do que os preços internacionais do açúcar pelo produto adquirido nos EUA, com os preços no mercado norte-americano subindo 50 por cento em relação ao ano passado.
Ele acrescentou que para a Kraft, um aumento de 1 centavo de dólar por libra-peso nos preços do açúcar negociado nos EUA custa ao grupo 8 milhões de dólares por ano. ‘O senso comum exige que estejamos todos à frente para derrubar as barreiras comerciais’, disse ele. Segundo a Kraft, os custos das commodities incluindo café, nozes e queijo, assim como açúcar, subiram mais de 800 milhões de dólares em 2005 em comparação ao ano anterior.
No primeiro trimestre de 2006, os custos de commodities subiram novamente, ficando 100 milhões de dólares acima dos custos do mesmo período de 2005. A Kraft, que também é a maior empresa alimentícia dos EUA, tem enfrentado, como outros grupos, o aumento de custos, mas a extensão de seu portfólio faz com que ela fique mais suscetível do que algumas de suas rivais a altas de curto prazo em custos de ingredientes.