AGRONEGÓCIOS
27/11/2007
Korin fornecerá frango orgânico ao Pão de Açúcar e ao Zona Sul
Luciana Villar
A Korin, empresa brasileira que pertence a um grupo de empresários ligados à Igreja Messiânica, lançou este ano o frango caipira orgânico congelado, com foco na exportação. Entretanto, a valorização do real frente ao dólar e o interesse de redes varejistas do País fizeram com que a direção da empresa redirecionasse o foco de mercado e fecharam com redes brasileiras.
Apesar do alto custo de produção -o preço do frango orgânico é 150% superior ao valor médio pago pela ave no mercado interno-, as redes Pão de Açúcar (São Paulo), Zona Sul (Rio de Janeiro) e Empório Santa Luzia (capital paulista), fecharam acordos de compra com a Korin. O frango orgânico da marca estará nas gôndolas brasileiras a partir de março de 2008. “O dólar baixo desestimula a exportação e, enquanto o mercado não reage, vamos comercializar lotes experimentais no Brasil”, afirma Reginaldo Morikawa, sócio da Korin.
De acordo com o executivo, a alta dos insumos, principalmente do milho, fez com que a Korin congelasse os investimentos e os novos projetos.
Com um faturamento anual de R$ 30 milhões, além dos frangos, a Korin também produz ovos, hortifrutigranjeiros, fertilizantes e cafés e até uma marca de água mineral com flúor natural. No total, comercializa mais de 65 itens, provenientes de 60 agricultores integrados. Somente a produção de morangos orgânicos é própria e produz mais de 50 toneladas da fruta por ano.
Pet Organic
Apesar de frear os investimentos, a Korin fechou uma parceria com a Pet Organic, empresa familiar constituída recentemente, para produzir ração orgânica para cães e gatos.
Com um investimento superior a R$ 300 mil, a empresa está colocando no mercado a ração, à base de carne e vegetais, embalada a vácuo e congelada. “Trata-se de um alimento orgânico e in natura, pois todos os ingredientes são frescos”, afirma Aline Montagnana, sócia da Pet Organic. Aline, que é criadora de cães de raça, começou a produção para consumo de seus animais e acabou ampliando e constituindo a empresa, que tem seus pais como sócios.
Por se tratar de um produto perecível e que exige refrigeração, a Pet Organic oferece freezers aos pontos-de-venda e oferece delivery na Grande São Paulo. A matéria-prima da ração orgânica será fornecida pela Korin (os cortes nobres de frango) e a carne bovina, pelo Friboi. A partir de março de 2008, a ração estará disponível no mercado e a produção inicial será de em torno de 20 toneladas.