Kepler Weber apresenta Nova Geração de Silos

Equipamentos com foco na armazenagem de qualidade, menores perdas e melhor preservação do grão

 

Atualmente, o Brasil está entre os maiores produtores mundiais. Ano a ano, o País tem alcançado grandes safras, mas, em contrapartida, tem enfrentado problemas de capacidade estática de armazenagem e em outros pontos pós-colheita, que acabam acarretando uma perda considerável de grãos. Estima-se que o desperdício gire em torno de 10% da safra, o que financeiramente representa prejuízos acima de R$ 15 bilhões/ano.

Kepler-Vista2-R02-HD cópia

Crédito: Divulgação Kepler Weber.

Analisando toda a cadeia produtiva dos grãos, os principais pontos de perdas estão no processo de colheita, por mau uso ou regulagem das máquinas, no transporte, na exportação, em função da defasagem de infraestrutura e, como campeã do desperdício, na armazenagem, na qual, cerca de, 5% da produção nacional é descartada. Além da quantidade, no processo de armazenagem ainda há pontos de perda de qualidade ocasionados pela ineficiência na recepção e nos processos de secagem e armazenamento.

Considerando todos estes aspectos, a Kepler Weber, através do seu Centro Tecnológico Kepler – CETEK, está focada no desenvolvimento de novos produtos e inovações para a armazenagem e movimentação de grãos.

Especificamente no armazenamento, no qual os silos metálicos são os dispositivos mais utilizados, a empresa apresenta Nova Geração de Silos Kepler Weber. A nova linha tem a proposta de atender a necessidade de armazenar quantidades cada vez maiores e, ao mesmo tempo, garantir a segurança operacional e a qualidade do produto estocado.

Além das novidades na concepção estrutural, a Nova Linha traz diferenciais um portfólio mais completo, incluindo silos de alta capacidade (de até 25 mil toneladas); a preocupação com a qualidade do grão e a preservação de seus atributos nutricionais; o atendimentos às normas vigentes com dispositivos que garantam uma operação segura e, por último, a adequação as normativas de dimensionamento, projeto e segurança dentro dos principais padrões mundiais.

Na concepção da Nova Geração de Silos e, especificamente no desenvolvimento dos silos de grande capacidade, a empresa considerou uma série de itens e melhorias importantes, com foco nas tendências e no futuro que se apresenta para a armazenagem.

O desenvolvimento de silos com maiores capacidades exigiu uma análise precisa de toda a rigidez estrutural do produto, visando suportar os esforços físicos solicitados e garantindo um equipamento seguro e durável. A utilização de um maior número de montantes por chapa, por exemplo, será aplicada.

A tendência de mercado são silos metálicos com maior número de chapas laterais ampliando a altura e, consequentemente, o volume estático. “A suscetibilidade às condições climáticas, como a ação de ventos, é maior e, portanto, os anéis de ventos devem fazer parte da estrutura lateral dos silos, garantindo rigidez e reduzindo o risco de queda”, explica o presidente da Kepler Weber, Anastácio Fernandes Filho.

A ampliação das capacidades de armazenagem em silos metálicos também exige dispositivos diferenciados para a segurança operacional: escadas caracol, acessos (portas) que permitam fácil entrada e saída de pessoas, descarga lateral, rosca varredora com trator de movimentação, vedações eficientes e cobertura de zinco (450 g/m²) para evitar desgaste precoce de chapas.

Além dos ganhos de capacidade, a Nova Geração de Silos apresenta a proposta de uma armazenagem com melhores condições de conservação, através de ganhos de eficiência na convenção natural do ar e respiração dos grãos dentro do dispositivo; maior proteção contra infiltrações e potencialização dos processos de fumigação contra o ataque de pragas, fungos, roedores, etc. e a manutenção das condições ideais de temperatura e de umidade da massa de grãos, promovendo aeração adequada e evitando condensação no telhado.

A Nova Linha dá seguimento à proposta para Unidades de Armazenagem que a empresa vem apresentando ao mercado desde o lançamento da Linha de Secadores Khronos, no ano de 2012. Outro diferencial importante é que a nova proposta atende as normativas de dimensionamento, projeto e segurança dentro dos principais padrões mundiais. “Estamos produzindo equipamentos com inovação em tecnologia, automação e que, sobretudo, além de garantir uma operação segura, preocupada com o meio ambiente e com a preservação do produto, proporcionam os melhores resultados ao cliente”, finaliza Fernandes Filho.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.