Cooperativa completa 25 anos e é considerada melhor empresa do agronegócio café do país pelo Anuário Melhores e Maiores da revista Exame
Em 25 anos, a Cocapec (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas) superou crises e alcançou muitas conquistas, sempre com a confiança e apoio de seus cooperados, o que possibilitou à região ter uma cooperativa forte para atender as necessidades dos cafeicultores e promover o desenvolvimento na Alta Mogiana.
O reconhecimento deste trabalho veio no mês de aniversário da Cocapec. Ela conquistou o 1º lugar no setor Café do Anuário da Revista Exame “Melhores e Maiores”, que, para a escolha, leva em conta o desempenho financeiro das empresas do país.
Tudo isso é mérito dos mais de 1900 cooperados e da própria Alta Mogiana, que com seu clima, solo e altitudes favoráveis fazem da região uma das mais importantes na produção de café brasileiro de alta qualidade.
Esta história começou há 25 anos, com a vinda da Cocap (Cooperativa Central do Paraná), em 1983, para a região de Franca. Em 11 de julho de1985, diante de dificuldades financeiras da Cocap, um grupo de produtores da região resolveu assumir a unidade, criando uma nova cooperativa. No final do mesmo ano, a Cocapec contava com 291 cooperados.
Cocapec em dados
Matriz – Franca/SP
Unidades – 3 mineiras (Capetinga, Claraval e Ibiraci) e 3 paulistas (Armazéns Gerais – Franca, Pedregulho e Serra Negra).
Capacidade de armazenagem de café – mais de1 milhão de sacas
Área de atuação – 450 mil hectares
Área em café – 50 mil hectares
Serviços prestados: assistência técnica agronômica, mapas para gestão da propriedade através do sistema de georreferenciamento por satélite (GIS), laboratório para análises de solo e folhas, vendas de produtos veterinários, peças e implementos agrícolas e insumos, armazenagem e rebeneficio de café, classificação, degustação e comercialização de café.